Exposição | Da redação | 21/04/2018 08h32

Galeria de Vidro recebe a exposição ‘Estação Ensaio’

Compartilhe:

A portuguesa Constança Lucas e a sul-mato-grossense Laila Zahran Silveira juntaram seus talentos e trouxeram para a Galeria de Vidro, da Plataforma Cultural, a exposição “Estação Ensaio”. A mostra vai até 22 de abril.

As obras são séries de trabalhos que propõem continuidade e diálogos. Estação como imagem de algo onde se navega, se viaja com as questões do tempo, da natureza no feminino, ensaios gráficos em forma de desenhos e monotipias abarcam os universos destas duas amigas e artistas viajantes.

Laila apresenta estudo gráfico e percepção visual de relações com a natureza. Louva-a-deus e borboleta, desenlace ou batalha entre duas levezas intensas. Aqui a narração gráfica se dá a partir da construção de monotipias tendo como base uma imagem gravada a ponta seca numa chapa de cobre.

Cada imagem é única e irrepetível, mas carregam ambiguidade de formas, aparecem e somem navegando entre a figuração reconhecível e a abstração como espaço de mergulho interpretativo das múltiplas narrativas do feminino.

Já Constança Lucas mostra a série “Somos sempre muitas ao mesmo tempo” composta por desenhos que surgiram a partir do contato com a obra da artista e personagem cultural Lídia Baís (1900/1985).

Desenhos a nanquim e carimbo elaboram diálogos gráficos entre a imagem da artista Lídia Baís e a invenção de outras figuras femininas.

Constança traz para esta exposição narrativas gráficas, poemas visuais, desenhos do desassossego e visões femininas do mundo.

A Galeria de Vidro da Plataforma Cultural fica localizada Av. Calógeras 3015. Campo Grande – MS.

Conheça a trajetória das artistas

Constança Lucas nasceu em Coimbra-Portugal. Por três décadas, viveu em São Paulo/SP. Atualmente vive e trabalha em Campo Grande/MS. Licenciada em Educação Artística – Artes Visuais na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), mestre e doutora em Artes/Poéticas Visuais pela ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo). Professora dos cursos de Artes Visuais na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.) Desde 1982, tem participado de exposições coletivas e realizado exposições individuais, no Brasil e no exterior.

Laila Zahran Silveira nasceu em Campo Grande/MS. Licenciada em Educação Artística – Artes Visuais na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Realizou exposições individuais e participou de exposições coletivas em diversos países. De 1988 a 2006 fez parte do Conselho Estadual de Cultura de MS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS