Exposição | Da redação | 06/10/2016 09h15

Fertel expõe gravuras de Vânia Pereira durante o mês de outubro

Compartilhe:

A Fundação Estadual Luiz Chagas de Rádio e Televisão (Fertel) expõe, durante o mês de outubro, 18 obras da aquidauanense e artista plástica Vânia Pereira. Marcadas pelo expressionismo, que trazem à luz a sensibilidade diante de fatos e objetos, as obras de Vânia revelam a subjetividade da artista – considerada uma das maiores expoentes da gravura de Mato Grosso do Sul.

Todo o acervo em exposição no ‘Espaço Cultural Jornalista Aldo Olarte de Souza’, na Fertel, pertence ao Museu de Arte Contemporânea de MS (MARCO). Em 2003, um ano após a morte da artista, a família doou ao museu 138 obras de Vânia. As obras são armazenadas em mapotecas para garantir proteção à ação do tempo, sendo retiradas apenas em exposições pontuais.

Curadora do espaço, a servidora Ana Rita Moraes considera interessantíssimas ações conjuntas: “Foi uma parceria com o museu. Possibilitar para a população acesso ao acervo não só da Vânia Pereira, mas também do Marco, é algo muito importante”, ressalta Ana Rita.

Sobre a artista

Natural de Aquidauana, Vânia estudou na Faculdade de Artes Plásticas de São Paulo (FAAP) em 1965, instituição em que anos depois passou a lecionar. Sua obra também é marcada pela utilização de nanquim. Cada traço carrega dramaticidade e compõe a informação visual que ela pretendia transmitir.

Serviço:

O Espaço Cultural Jornalista Aldo Olarte de Souza é um ambiente de exposição permanente sob a curadoria de Ana Rita Moraes. O acesso à exposição da gravuristaVânia Pereira é livre e gratuito das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, na sede da Fertel (Parque dos Poderes).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS