Exposição | OE10 | 30/01/2019 10h05

Exposição Conexões Criativas traz 3 grandes nomes das artes visuais de MS

Compartilhe:

Na sexta-feira (25) aconteceu a vernissagem da exposição Conexões Criativas, que reúne três talentos das artes visuais do Estado de Mato Grosso do Sul: Carlos Nunes, Edson Castro e Heron Zanatta. Artistas que iniciaram suas carreias na década de 80 e que ajudaram a construir importantes capítulos de nossa história da arte. Com diferentes linguagens e técnicas o trio de amigos traz uma curiosidade, representam a trindade da diversidade brasileira: um branco, um negro e um índio, um exemplo claro do quanto somos miscigenados.

A exposição tem como idealizador um dos artistas plásticos sul-mato-grossenses mais notáveis da contemporaneidade, o corumbaense Edson Castro, radicado em Paris desde 2009. Um artista que embora viva tempos distantes da sua terra não deixa de movimentar a cena em Mato Grosso do Sul.

Ele explica que após dez anos trabalhando com papel decidiu inovar trazendo pinturas sobre tela. “São obras inéditas de 2019, todo ano eu desenvolvo um novo projeto, trabalho muito e desta vez trouxe telas que falam de comportamento, atitudes que mudam o tempo todo”, comenta.

O artista conta ainda que decidiu convidar Carlos Nunes e Heron Zanatta para exporem juntos em função do cenário artístico que segundo ele, estava bem pobre. “Minha relação com eles é na verdade uma afinidade criativa, são dois artistas que não expunham a muito tempo aqui, quando cheguei me dei conta do cenário e precisava muito da presença deles”, finaliza.

Embora reunidos pela sinergia de Conexões Criativas, Carlos Nunes, Edson Castro e Heron Zanatta apresentam ao público seus mais recentes trabalhos, uma junção que permite a cada obra um campo próprio. Carlos Nunes traz na série “Entre Mundos” figuras míticas e memórias de trabalhos anteriores. “Essa é uma série em que minha inspiração vem de outros mundos como o próprio nome já diz, de que não estamos sozinhos, essa possibilidade de viajar entre vários mundos”, explica. O artista campo-grandense que estava há pouco mais de cinco anos sem expor se diz satisfeito com a oportunidade. “É um momento de encontrar os amigos, um espaço novo e legal, a galeria-escola Supapo Criativo está para apoiar as artes, temos uma carência de espaços assim, estou muito feliz”, finaliza.

Já o artista Heron Zanatta inConexões Exposição Conexões Criativas traz três grandes nomes das artes visuais de MS troduz uma variação em que pintura e desenho são complementares, nas obras que trazem muito da cultura pop, são capas de discos, pedaços de videoclipes e até mesmo homenagens do artista. “São obras que trazem elementos da cultura pop, homenagens que fiz para músicos que escuto, que cresci ouvindo, esse trabalho traz essa possibilidade de visita a uma cultura que tanto valorizo, sem deixar de lado a minha relação com a multimídia”, comentou.

A produtora da exposição, Caroline Garcia, diz que a ideia partiu de Edson Castro, amigo pessoal de Carlos e Heron, e que a proposta é fomentar a cultura local. “São trabalhos que dialogam entre si e Campo Grande precisava desse encontro de grandes artistas; come- çamos bem o ano de 2019”, explica.

Galeria-escola Supapo Criativo

O local escolhido para receber a exposição Conexões Criativas foi a galeria-escola Supapo

Criativo, da arquiteta Luciana Teixeira, espaço com proposta inovadora que há pouco mais de seis meses recebe exposições de diversos nomes sul–mato-grossenses. A proprietária conta que a vernissagem foi muito significativa, que se sente alegre por movimentar o mercado artístico na capital.

Estou satisfeita em ver que são amigos se unindo por algo muito bacana: produzir arte, dentro do contexto da cena cultural em Campo Grande; é uma causa nobre que me agrada muito, plantar essa semente”, finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS