Exposição | Com CG Noticias | 05/07/2022 10h29

Campo Grande lança exposições de premiados no prêmio Ipê Artes Visuais

Compartilhe:

Os 21 artistas contemplados no 1º Prêmio Ipê Artes Visuais começam a divulgar o seu trabalho nesta semana. O edital foi uma iniciativa inédita da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), e direcionou mais de R$ 100 mil aos vencedores. O primeiro deles a mostrar seu talento nas telas é Adilson Schieffer, com a exposição “Pássaros do meu quintal”, que será inaugurada nesta quarta-feira (6), na Galeria de Vidro.

Natural de São Manoel, no interior de São Paulo, Adilson desembarcou em Campo Grande em dezembro de 1982, já com a experiência de produzir cartazes de eventos comemorativos e outdoors para o cinema de sua cidade. “Quando cheguei, a primeira coisa que fiz foi me matricular no curso de Educação Artística da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul [UFMS]. Fiz parte da primeira turma”, recorda.

Ao longo de seus 40 anos de carreira, o artista se consolidou como um dos principais nomes das artes plásticas no Estado, focando em símbolos e representações da fauna e flora da região, além de utilizar técnicas gráficas e de produção de tintas típicas dos povos originários – em especial das tribos guarani e kadiwéu. Para a mostra do Prêmio Ipê, Adilson preparou sua série mais recente, produzida a partir da observação de pássaros do Cerrado e do Pantanal em sua casa, uma chácara em Campo Grande que funciona também como ateliê.

Ao todo, serão exibidas 15 pinturas em óleo sobre tela e cinco gravuras. As aves retratadas, longe do óbvio realismo, são apresentadas quase como entidades, animais de força, seres que tornam nossa estadia pelo planeta possível, amorosa e encantada. De acordo com o autor das telas, “os pássaros inspiram os voos simbólicos que precisamos dar para evoluirmos e levarmos mais cores, poesia e música à nossa consciência humana”.

Ainda como contrapartida ao Prêmio Ipê, Adilson Schieffer vai ministrar duas oficinas para crianças e adolescente de escolas da capital, seguindo o tema dos pássaros do Pantanal, mas a partir da técnica de monotipia sobre papel, que posteriormente pode ser reproduzida com materiais simples como tinta acrílica/guache, suporte em vidro ou acrílico e folha sulfite. Esta será uma oportunidade para o pintor se reaproximar do público infantil, com o qual atuou por muitos anos oferecendo oficinas artísticas e com viés ecológico, utilizando papel reciclado produzido pelos alunos.

Sobre o 1º Prêmio Ipê de Artes Visuais

Aberto no dia 30 de setembro de 2021, o edital com caráter de premiação previa a seleção de dezenas de artistas locais para serem contemplados com R$ 5 mil cada. Foram devidamente habilitados 21 inscritos, espalhados entre dez categorias diferentes: pintura, gravura, escultura, fotografia, instalação, performance, projeção mapeada, grafite, artes visuais e tecnologias.

Poderiam participar do certame pessoas físicas e jurídicas que tivessem atividades realizadas no segmento há, no mínimo, três anos. Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, a atual etapa do Prêmio Ipê representa a concretização do objetivo de levar mais arte para os campo-grandenses e fomentar a cena artística local.

“Queremos aproximar a população dos artistas locais e, quem sabe, fazer com que as pessoas passem da contemplação para a prática. É uma grande conquista da nossa gestão poder ter recursos para pagar os nossos artistas. Nosso desejo é que o Prêmio Ipê incentive artistas novos e mais experientes para que se profissionalizem e continuem a oferecer cultura para a nossa cidade”, disse Max.

As exposições serão realizadas em dois locais: na Galeria de Vidro, localizada dentro do Complexo Cultural da Esplanada Ferroviária, e na Morada dos Baís, que reabre suas portas para o público após um período de reformas. Cada artista terá suas obras expostas pelo período de 15 dias.

Serviço:

A Galeria de Vidro fica na Avenida Calógeras, n.º 3.105, esquina com a Avenida Mato Grosso, no Centro. A abertura da exposição “Pássaros do meu quintal” ocorre nesta quarta-feira, dia 6, a partir das 19h. Ela ficará aberta ao público até o dia 21.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS