Já foram produzidas mais de 450 exposições, com cerca de 400 artistas e 150.000 visitantes, valorizando a produção local

"/>
Exposição | Gisele Colombo - FCMS | 08/12/2021 10h38

Aniversário do MARCO é comemorado com exposição ao ar livre

Compartilhe:

Em 17 de dezembro de 2021, o Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, completa seus 30 anos de existência. Ao longo de sua trajetória, já foram produzidas mais de 450 exposições, com cerca de 400 artistas e 150.000 visitantes, sempre valorizando a produção local, a diversidade de linguagens e temas abordados.

Em alusão ao aniversário de 30 anos do MARCO, foi elaborado pela equipe técnica do museu um selo e um catálogo comemorativo que deu origem a uma exposição ao ar livre Parque das Nações Indígenas que apresenta painéis com 30 obras assinadas por diversos artistas do Estado, num percurso de 2 quilômetros, considerando a guarita de entrada do ao lado do museu. A iniciativa, junto com uma projeção mapeada (vídeo mapping) das obras selecionadas na fachada frontal do museu, integrou a programação do Campão Cultural - I Festival de Arte, Diversidade e Cidadania.

Este catálogo vem para corroborar ainda mais o MARCO como instituição de fomento à produção artística e à reflexão sobre o panorama histórico e iconográfico das artes visuais sul-mato-grossenses. Além disso, vem reforçar sua importância como centro de formação e incentivo cultural, tendo como missão colecionar, estudar, incentivar e difundir a arte do estado de Mato Grosso do Sul e brasileira, tornando-a acessível ao maior número de pessoas.

Selecionar apenas 30 obras para compor este catálogo, dentre as mais de 1.700 que compõem o acervo do MARCO, não foi tarefa fácil. A curadoria para a seleção dos artistas e das obras foi realizada pela equipe do MARCO. “Foram observados os seguintes critérios: escolher somente 30 obras, com intuito de fazer alusão aos 30 anos da instituição; selecionar obras que fazem parte do acervo do Museu; contemplar artistas que possuem reconhecimento e destaque regional de sua produção artística; contemplar diferentes épocas de produção artística, bem como diferentes técnicas e linguagens; optar pelo artista precursor, caso haja dois ou mais ícones de uma mesma época ou que tenham desenvolvido trabalhos de grande relevância em uma mesma técnica, explicou a coordenadora do MARCO, Lucia Monte Serrat Bueno.

A exposição pode ser conferida no Parque das Nações até 22 de fevereiro. Os painéis possuem QRCODE que direciona para informações sobre os artistas e as obras.

Conheça o catálogo clicando aqui.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS