Eventos | Da redação/com Assessoria | 12/09/2014 15h57

Visitantes destacam diversidade e beleza da Feira de Arte e Artesanato

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O clima do “Show da Primavera” e a beleza do ambiente contagiaram visitantes e o prefeito Gilmar Olarte na noite desta quinta-feira (11), na ocasião da abertura da Feira de Arte e Artesanato, realizada pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura), no Armazém Cultural de Campo Grande. O prefeito acompanhado da primeira-dama, Andreia Olarte e da diretora-presidente da Fundac, Juliana Zorzo, fez um breve pronunciamento, completado com duas músicas, ‘Você é especial’ e ‘Chalana’, em homenagem aos artesãos expositores e as cerca de 300 pessoas que já prestigiavam a exposição que segue até domingo (14), das 9 às 22 horas.

"Esta exposição está muito bonita, cheia de cor, música boa e produtos de qualidade", resumiu a professora Jessica Rezende, 27 anos, que visitava a Feira mensal, que foi ampliada neste mês, com maior número de expositores e contará com o “Show da Primavera”, que levará atrações culturais, além dos produtos em exposição e para venda. O evento contará com 250 artesãos, comercializando os mais variados trabalhos e quinze shows de música, danças e poesia. Assim, a ação pretende cumprir o objetivo de oferecer um espaço aos artesãos para que possam expor, divulgar e vender seus produtos, em um ambiente agradável, central e de fácil acesso ao público. Bem como lazer e diversão em variadas formas.

“É uma satisfação estar aqui, ver e participar de um ambiente tão alegre, vivo e cheio de beleza. De sua bela decoração aos produtos expostos, com a arte de cada um desses nossos artesãos/artistas e suas expressões de realização profissional e pessoal, que vi desde a entrada. Parabenizo ao show mostrado aqui, com este primeiro dia e que seguirá ate domingo, que foi pensado e nos prepara, anuncia a esta bela estação, que vem chegando. Com isto, em uma singela homenagem canto ‘vocês são especiais’ ”, declarou o prefeito, que fez a abertura oficial da Feira, em uma solenidade que foi iniciada com a participação do coral Vozes da Liberdade, da 1ª Igreja Batista.

A diretora-presidente da Fundac lembrou ainda que na parte festiva, os visitantes serão contemplados com show de Gregório Antunes e MP Bar. Pelas danças, haverá apresentações de Danças Folclóricas, Street Dance, a Árabe NeGariji, a moderna com Fan Véu, a dança de salão “anos 60” e tribal indiana árabe (Veja a abaixo, o descritivo das apresentações). O evento contará ainda com mostras de capoeiras, escoteiros, corais e grupos vocais. “Agradeço a todos pela realização da Feira, em uma festa feita para e com vocês. Chamem os amigos para ver o que há de melhor na área, produtos e cultura de nossa terra. Show de bola de todos, e daqueles que estão aqui de forma espontânea a se apresentar e mostar sua arte”, disse Juliana Zorzo.

Resumo descritivo das apresentações

A abertura ontem, contou com o Coral Vozes de Liberdade e dos grupos de danças Folclóricas Xaraezinho e Street Dance da Pestallozi. A noite continuou ao som ao vivo com o Grupo MPBar de Greg Antunes, no Armazém Cultural, da Orla Ferroviária, que fica na Avenida Calogeras, centro (ao lado da Feira Central).

As apresentações nos demais dias contarão com os corais Vozes de liberdade, da 1ª Igreja Batista, que é um conjunto Gospel masculino, com inspiração em Deus e com Louvores Gospel, inicialmente baseados em musicas do Nigro Spirit Americano. E pelo projeto Coral Infanto-juvenil (PCIU) da UFMS, que é um projeto de extensão e pesquisa com 35 coralistas de 05 a 12 anos, de várias regiões da Capital.

Na área poética, o grupo Vocal Feminino Maria Bonita, irá apresentar a poesia: País do Zé Ninguém de autoria do poeta Di Freitas. O grupo trabalha repertório de vários estilos da música vocal, do erudito ao popular, da renascença à contemporaneidade, com ênfase no estilo a capella (sem acompanhamento instrumental).

No Show da Primavera, a dança marcará presença com diversas vertentes, com a Dança Árabe NeGariji, que em 2013 começou a parceria com poetisa Delasnieve Daspet, que estão apresentando o projeto Poesia Dançada.

Também haverá a dança moderna com Fan Véu, que a influência original foi à dança oriental, em especial, a coreana, conhecida como Buchaechum, e a Bom Odori, da japonesa. A dança Shaabi, que vem da palavra "sha b" que significa pessoas, povo; uma dança da periferia do Egito,a música fala sobre amor, relacionamentos, vida, dificuldades cotidianas.,mas de uma forma alegre.

Já a dança tribal indiana árabe é abastecida de uma sabedoria infinita, onde se compõe diversas formas de expressões entre corpo e o espírito.

E por fim, pela dança de salão, a Associação Pestalozzi mostra os anos 60 com a coreografia das músicas “Jailhouse Rock” – “Lacinhos Cor-de-rosa” e “Estúpido Cupido”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS