Semana da Pessoa Surda é iniciada com palestra sobre saúde mental

"/>
Eventos | Com Prefeitura de Dourados | 24/09/2021 11h26

Semana da Pessoa Surda é iniciada com palestra sobre saúde mental

Compartilhe:

A “I Semana Municipal da Pessoa Surda: Cultura e Diversidade” teve início na quarta-feira (22), na Câmara Municipal, durante o Setembro Azul, mês de orgulho da pessoa surda. A primeira palestra abordou a “Saúde mental e a Comunidade Surda”. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Dourados, através da CIL (Central de Interpretação de Libras) e tem o objetivo de incluir a pessoa surda, surdocega e com deficiência auditiva na sociedade.

Conforme dados do Cadastro Único, existem 253 pessoas com surdez severa ou profunda e 237 com surdez leve ou moderada em Dourados. A ação busca garantir, através da acessibilidade linguística, o acesso irrestrito aos serviços públicos e informações diversas, com atendimentos.

“Nós entendemos a importância da acessibilidade e temos trabalhado para que, principalmente em locais públicos, a pessoa surda possua a garantia desses serviços seja no atendimento presencial, ou online”, ressaltou o prefeito Alan Guedes.

A CIL foi reaberta no dia 10 de maio e, em pouco mais de 4 meses, realizou mais de 370 atendimentos nos mais diversos espaços como: unidades de saúde, hospitais, Cras, delegacias, INSS, Defensoria Pública e ainda realizou a mediação na busca da inserção da pessoa surda no mercado de trabalho.

“Esperamos que com esse evento o preconceito seja desmistificado, mostrando para sociedade que o surdo é capaz, valorizando a sua língua e sua diversidade linguística, pois o surdo não é só aquele que sinaliza, existem muitos surdos que fazem uso da leitura labial, e de tecnologias auditivas”, pontuou Alexandra Mara Pereira, intérprete de Libras.

O primeiro tema apresentado na palestra tratou da “Saúde mental e a Comunidade Surda”. “Nós pensamos em trazer esses profissionais para falar sobre saúde mental para a comunidade surda, para os seus familiares que também precisam de apoio”, reforçou Alexandra.
Próximas palestras:

23/09 – Luta por “Ser Surdo” da sua família com a professora da EAD UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Fernanda Martins de Brito;
24/09 – Direitos e a Diversidade Surda com a professora da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), Shirley Vilhalva.

Serviço: As inscrições para participar do evento presencial foram encerradas. Quem quiser acompanhar pode acessar o Facebook da Prefeitura, às 19h, para assistir a transmissão online.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS