Eventos | Com Sesc | 13/05/2021 12h18

Nesta quinta, série do Sesc coloca em pauta resistencia do povo negro

Compartilhe:

Entre os dias 11 e 15 de maio, a série aborda os assuntos Maternidade, Permanência Estudantil e Pandemia, nesta quinta (13); e no sábado (15), encerrando a semana de debates, Agricultura, Justiça Social e Sistemas Alimentares. Para mais informações sobre as mesas e seus participantes, consulte a programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC

 

13 de maio, quinta-feira

Entre as [in]Justiças Concretas e Conquistas Simbólicas

O dia 13 de maio não é uma data a ser celebrada. Revela uma ferida aberta, jamais cicatrizada. É preciso resgatar nossa memória esquecida; amnésia coletiva; desvelar nossa vergonha. É momento de refletir sobre o quanto ainda precisa ser feito para reparar a dívida histórica que o Estado brasileiro possui com a população negra. No encontro, que vai debater os caminhos jurídicos da questão racial no Brasil, será inaugurada a edição 2021 do projeto "Do 13 ao 20 - (Re) existência do povo negro", ação do Sesc São Paulo que reúne programação de arte e cultura negra em todas as unidades da capital e do interior, de maio a novembro.

Participantes:

Lívia Sant'Anna Vaz - promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Mestra em Direito Público pela UFBA. Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Joel Luiz Costa - advogado criminal da favela do Jacarezinho. Cofundador e coordenador executivo do Instituto em Defesa da População Negra (IDPN). Assessor jurídico da frente "Favelas na Luta".

Allyne Andrade - advogada, bacharel em direito pela UERJ, mestra e doutora em direito pela USP. Superintendente Adjunta do Fundo de Direitos Humanos do Brasil e Professora no Insper.

Mediação e apresentação:

Melina Barbosa, bacharel em direito pela USP. Animadora Cultural no Sesc Pompeia.

15 de maio, sábado

Agricultura, Justiça Social e Sistemas Alimentares

Mobilizamos diferentes termos quando buscamos descrever a "agricultura que queremos": agricultura orgânica, agroecologia, agrofloresta, agricultura familiar, agricultura justa. Em comum, todos esses termos contrapõem-se à produção agrícola baseada em insumos e linhas de produção industriais, ganho de escala em monocultivos e erosão genética, que conhecemos como "agronegócio". Por trás de cada termo, há diferentes ideias e vertentes que se afastam ou se aproximam de princípios comuns que orientam a demanda e a disputa por um sistema agroalimentar mais justo, sustentável e saudável. A mesa debate esses princípios comuns, expondo prioridades e teorias vividas pelos agentes que buscam reconstruir as práticas no campo.

Participantes:

Renato Cymbalista - professor livre-docente pela FAU-USP e professor do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE.

Gerd Sparovek - professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Fundação Florestal do Estado de São Paulo (SIMA-FF). Na USP, coordena o GeoLab.

Mediação:

Iara Rolnik - diretora de programas do Instituto Ibirapitanga. Socióloga (USP) e mestre em Demografia (Unicamp).

Apresentação:

Mariana Queiroz Fernandes - mestre em Estudos Culturais (USP), integra a equipe de programação do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

+ SESC NA QUARENTENA

O Sesc São Paulo segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS