Eventos | Da Redação/Com Assessoria | 18/09/2013 11h36

“Margaridas Dança” traz para Capital espetáculo, oficina e videodança

Compartilhe:

Com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e do SESC/MS, acontece no próximo sábado e domingo (21 e 22 de setembro) a circulação do grupo Margaridas Dança (DF) com o espetáculo Buquê, a mostra de videodança Dança para Tela e a Oficina de Dança Ações da Fala. Os ingressos e inscrições são gratuitos.

No sábado (21), às 15 horas, tem início a ação no Centro Cultural José Octávio Guizzo com a realização da Oficina de Dança “Ações da Fala”, direcionada a bailarinos, performers, atores e artistas que usam o corpo em suas criações e que tenham experiência em dança, teatro e performance. O treinamento “Ações da Fala” aborda o tema dançarfalando/falardançando, criado pela coreógrafa Laura Virgínia. Ela irá instigar e provocar nos participantes a pesquisa da sua voz enquanto dança. As inscrições são gratuitas e acontecem no Centro Cultural a partir das 14h do dia 21 e são limitadas a 25 participantes.

Ainda no dia 21, às 18 horas, no Centro Cultural, acontece a mostra de videodança “Dança para Tela”, com entrada gratuita. Considerada uma linguagem híbrida, a videodança é fruto das relações poéticas entre cinema, vídeo e dança. Uma dança que acontece no suporte do vídeo. A ideia não é registrar ou documentar uma coreografia no espaço cênico, mas sim uma criação conjunta de movimento do corpo e movimentos da câmera aliada à linguagem da edição com seus recursos tecnológicos para um fim de projeção.

A obra termina na tela ou no suporte onde será mostrado. As primeiras experiências nessa direção são atribuídas por pesquisadores da área principalmente ao coreógrafo Merce Cunningham. Sua primeira videodança foi Westbeth, produzida em estúdio pelo filmmaker Charles Atlas, no outono de 1974, e lançada em 1975. A bailarina Analívia Cordeiro foi a primeira a trabalhar com videodança como linguagem no Brasil, criando coreografias exclusivas para câmera, sem passar por nenhum palco antes.

Dança para Tela é uma mostra de videodança concentrada em divulgar a obra da coreógrafa Laura Virgínia que, além de se dedicar à performance cênica desde 2006, realizou essa série de videodanças: De água nem tão doce; Retina; Abs8 - S3 - x0, eixo monumental dos prazeres, saída sorte e a série Pequenas Criaturas, quatro videodanças realizados pela coreógrafa em residência artística com Mariana Pimentel e André Francioli (Lisboa/Portugal); Gisel Carriconde Azevedo (Londres/Inglaterra), Margaridas Dança (São Sebastião/DF) e com os criadores em residência artística em Brasília: Gustavo Fataki (São José dos Campos/SP); Marcelo Sena e Liana Gesteira (Recife/PE); Andréia Oliveira e Luna Dias (Salvador/BA); Camila Oliveira e Olivia Aprigliano Orthof (Brasília/DF).

No domingo (22) a ação acontece no Teatro Prosa do Sesc Horto, com apresentações gratuitas do espetáculo BUQUÊ, às 17h e 20h.

O Espetáculo

Margaridas Dança estreou, em outubro de 2012 o espetáculo “Buquê”, inspirado em livro homônimo da sua coreógrafa, Laura Virgínia. A característica do grupo é usar tanto da obra literária quanto da biografia como inspiração na criação dos espetáculos.

A própria diretora se atualiza em cena numa retrospectiva autobiográfica utilizando estéticas presentes na sua carreira: balé clássico, moderno, contemporâneo e até o jazz. A mistura divertida desses elementos foi elaborada a fim de criar uma estética própria – uma dança kitsch.

Em Buquê, o público se depara com quatro momentos trazidos originalmente do livro para o palco. São aromas poéticos representados no espetáculo por estados energéticos distintos: fúria, prazer, leveza, alegria, paixão e amor. Cores, poemas, música, coreografia, figurinos, transmitem emoções mescladas com a palavra propriamente dita.

A ideia do espetáculo surgiu para celebrar os 20 de carreira da coreógrafa Laura Virgínia, num espetáculo que mostrasse a característica multimídia inquieta e apaixonada da diretora.

O espetáculo estreou com uma temporada de 12 apresentações circulando em 3 teatros diferentes de cidades do DF: SESC Ceilândia, teatro Newton Rossi, SESC Taguatinga Complexo Cultural Paulo Autran e no Espaço Cultural Mosaico, na asa norte Plano Piloto.

O espetáculo Buquê obteve patrocínio do FAC, Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF, apoiado pelo CDPDAN, coletivo de documentação e pesquisa em Dança Eros Volúsia IdA/CEN/UnB e foi agraciado com o prêmio FUNARTE Klauss Vianna para Circulação do espetáculo, que fez temporada em: João Pessoa, Recife, Pirenópolis, Goiânia e fecha sua circulação no Teatro Prosa no SESC Horto em Campo Grande(MS).

Em fevereiro de 2012 Buquê participou do Festiarte, 1º Festival Internacional de Artes de Brasília, apresentando com casa lotada na sala Martins Penna do TNCS. Em Março/2013 realizou uma grande temporada no Projeto de Ocupação da FUNARTE –Em cena no Planalto.

Buquê tem essa qualidade de atrair as pessoas, com os poemas recitados em movimento, traz uma satisfação de envolvimento e intimidade com a palavra que diverte, faz refletir e sensibiliza quem participa do encontro poético.

Os ingressos são gratuitos, limitados à capacidade dos espaços, a saber:

Centro Cultural José Octávio Guizzo - Rua 26 de Agosto, 453 – (67) 3317 1795

Dia 21 (sábado)15h – Oficina Ações da Fala – 25 vagas18h - Mostra de videodança “Dança para Tela” – 84 lugaresTeatro Prosa – SESC Horto - Rua Anhanduí, 200 – (67) 3311-4300

Dia 22 (domingo)Às 17h e 20h - Margaridas Dança- espetáculo Buquê- 236 lugares por apresentaçãoProdução Local – Contatos e informações à ImprensaArado Cultural – (67) 9620 2705Apoio de Comunicação – Bia Marques (67) 9283-4262

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS