Eventos | Da redação/com Midiamax | 17/07/2014 16h41

Gestores são recebidos com comidas e trajes típicos no primeiro dia do encontro de pontos de cultura

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Com o gosto e com os trajes típicos de povos que ajudaram a formar a nossa cultura, os gestores de Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul foram recebidos na tarde desta quarta-feira (16) no MIS (Museu de Imagem e Som) para debater e encontrar soluções para manter os locais funcionando.

Representante da REDE MS Ponto a Ponto, Cláudia de Medeiros, conta que Mato Grosso do Sul tem 56 pontos de cultura, sendo 15 deles em Campo Grande. Os pontos funcionam como instrumento de pulsão e articulação de ações existentes nas comunidades, e tem como objetivo contribuir para a inclusão social e a construção da cidadania, por meio da geração de emprego e renda ou do fortalecimento das identidades culturais.

Para isso, recebem de governos federais, estaduais e municipais recursos para manterem suas atividades. Contudo, alguns pontos tiveram seus convênios encerrados, outros estão no processo de finalização, e é preciso se reinventar para manter a sustentabilidade.

Conforme Cláudia, muitos pontos vêm enfrentando problemas para continuar o trabalho e o encontro pretende fortalecer e divulgar os Pontos de Cultura, de forma a permitir o intercâmbio de conhecimentos entre todos os envolvidos neste processo.

Participando do encontro, o gestor da Ecos da Cultura, conta que o evento é muito importante para que haja essa troca de informação e que todos venham mostrar sua realidade.

O projeto em que ele atua, por exemplo, é focado na formação profissional de jovens da periferia. No Ecos da Cultura, jovens de classe baixa tem acesso a cursos de DJ, cursos técnicos de som, organização de eventos culturais, sonorização, filmagens, entre outras atividades de formação profissional.

“Esta política de democratização da cultura é muito importante. Os Pontos de Cultura são um dos lugares que a população da periferia tem acesso e incentivo à cultura, além de poderem ter uma profissão”, diz.

O encontro que é realizado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul acontece entre hoje (16) e sexta-feira (18) no MIS.

A programação conta com a participação da assessora da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural/Ministério da Cultura, Deborah Lobo, que vai abordar temas relacionados ao “Programa Cultura Viva”, entre eles a Lei Cultura Viva. A Lei já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, foi aprovada no Congresso pela Câmara de Deputados e pelo Senado e segue para sanção presidencial.

Outro convidado confirmado na programação é o membro da Comissão Nacional de Pontos de Cultura e coordenador do Ponto de Cultura/Associação do Culto Afro Itabunense (BA), Luiz Carlos Dantas, com a oficina “Articulação& Participação Social: Organização das

Redes de Pontos de Cultura”, que irá abordar a política de participação social fomentada pelo Programa Cultura Viva abordando o processo histórico de implementação da política, da criação da Comissão Nacional e das Comissões Estaduais dos Pontos de Cultura, e ainda promover a reflexão sobre a participação e o controle social da política pública de cultura, da atual legislação que rege os convênios dos Pontos de Cultura, decretos e tramitação da Lei Cultura Viva.

O MIS está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro -Campo Grande/MS. Mais informações pelo e-mail redemspontoaponto@gmail.come ou nos telefones 67 – 9912.8920 (Claudia Medeiros) e 67 – 8111.9456 (Luana Salomão). 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS