Eventos | Da redação/ com Assessoria | 13/12/2014 20h08

Fundação finaliza 10 projetos do FIC

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) apresentou entre os dias 9 e 12 de dezembro o resultado final de 10 projetos que receberam financiamento do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) durante o ano de 2014. Foram R$ 441.424,71, oriundos dos cofres da administração estadual, investidos em seminários, publicação e lançamento de obras e coletâneas literárias, organização de espaços culturais, circulação de espetáculos teatrais, musicais e produção audiovisual. “Tivemos uma semana com uma agenda cultural intensa, com a finalização de vários projetos que foram contemplados com investimentos do FIC nos dois editais lançados neste ano de 2014”, informa o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro foi realizado o seminário “Integrando Cultura”, organizado por Maria Helena Sarti e que reuniu gestores culturais de todo o Estado. Na quarta-feira (10), o Instituto Histórico e Geográfico de MS lançou, com recursos do FIC, as Obras Completas de Raul Silveira de Mello – general que dedicou parte de sua vida ao Forte Coimbra, em Corumbá. No mesmo dia, em Glória de Dourados, foi reinaugurado o Museu Histórico Américo Bricatti – pleito da prefeitura junto ao Governo do Estado. Também no último dia 10, foi realizada apresentação do espetáculo “Verdades Inversas”, da Associação Flor e Espinho de Teatro (de Campo Grande). 

         Na quinta-feira (11), foi entregue o projeto de modernização, implantação de computadores e sistema de catalogação do acervo literário da Casa da Memória e Biblioteca Municipal Christóvão Ferreira, em Corguinho. Na mesma data foi lançado o livro-reportagem “Viagem a Bordo das Comitivas Pantaneiras”, da jornalista Débora Alves e apresentada a publicação Resgate histórico do voleibol de Mato Grosso do Sul – Sonhos... Histórias... Jogos...”, dos professores Wilson Anderson de Almeida e Valmir Moises Rabel. Ainda em 11 de dezembro, o músico Eduardo Martinelli encerrou a turnê do projeto Kombi do Choro, apresentando-se na cidade de Terenos – o grupo também passou por Ribas do Rio Pardo, Corguinho e Dois Irmãos do Buriti, além de Campo Grande. 

         Na sexta-feira, 12 de dezembro, foi lançado o catálogo “Inventário do Acervo Documental de Silvino Jacques”, resultado de pesquisa histórica desenvolvida pela professora Maria Margareth Escobar. Por fim, neste mesmo dia realizou-se a primeira exibição do curta-metragem “Argento”, filme da cineasta Mariana Sena, produzido com recursos do Fundo de Investimentos Culturais. 

         De acordo com o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros, nos últimos oito anos, o Fundo de Investimentos Culturais (FIC) aplicou R$ 11 milhões na produção cultural de Mato Grosso do Sul. “Aprovamos 440 projetos e beneficiamos diretamente 47 municípios e indiretamente todas as cidades do Estado. Esses dados comprovam o sucesso do FIC e sua importância irrefutável no financiamento da cultura sul-mato-grossense”, finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS