Eventos | da redação/com Dourados News | 05/10/2014 01h42

Festival Douradense de Música divulga programação

Compartilhe:

Dourados (MS) - A partir do dia 12 de outubro, a cidade de Dourados se transforma em palco da música erudita com a realização do 1º Festival Douradense de Música, iniciativa da UFGD que visa incentivar a formação artística musical de excelência. Além disso, em seis dos sete dias de evento, músicos renomados vêm à cidade para apresentações imperdíveis e, melhor ainda, gratuitas.


Confira a programação


Abrindo o Festival, no dia 12 de outubro, o Dúo Orellana & Orlandini, do Chile, apresenta o show “Chile e Brasil em dois violões”, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD. Com mais de dez anos de trajetória internacional, a dupla busca gerar um amplo conhecimento da riqueza musical dos dois países e estabelecer um vínculo entre Chile e Brasil por meio do violão clássico. No programa, composições de grandes nomes da música erudita das duas nações como Heitor Villa-Lobos (Brasil) e Oscar Ohlsen (Chile).


A partir do dia 13, as apresentações se concentram no Teatro Municipal, começando a semana com o Marcos Assunção Trio, grupo que realiza um trabalho voltado à música instrumental, resultando em uma linguagem original, inspirada pela riqueza das mais diversas vertentes da música brasileira. Liderado pelo instrumentista Marcos Assunção e completado por Gabriel Basso e Marcus Loyola, o trio, que é de Mato Grosso do Sul, faz uso de viola caipira, bandolim e violão, unidos à percussão e contrabaixo acústico, interpretando arranjos inéditos para obras de compositores como Ernesto Nazareth, Tom Jobim, Milton Nascimento, Pat Metheny e outros.


De João Pessoa, a atração que se apresenta nos dias 14 e 18 foi criada como projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A Rubacão Jazz Big Band toca ritmos que variam do jazz ao frevo e com sua formação “big band”, de origem americana, interpreta sons genuinamente brasileiros em outra roupagem com metais, guitarra, piano, baixo e instrumentos de percussão.


No dia 15, é a vez de músicos douradenses subirem ao palco do Municipal. Denilson Siqueira e André Matos apresentam um concerto para trompete solo e uma peça para piano. Denilson, que começou seus estudos musicais aos sete anos, hoje é trompetista profissional em João Pessoa (PB), onde teve sua formação universitária em Música, na UFPB. André também começou no piano criança, aos 5 anos, e é formado em Música pelo Conservatório Nacional de Goiás.


Também de Dourados, o Simão Gandhy Trio é a atração do dia 16. Formado em 2011, o grupo é focado em música brasileira instrumental de alto nível. Gênios da música nacional como Pixinguinha, Tom Jobim, Waldir Azevedo e Zequinha de Abreu se mesclam a sucessos internacionais e improvisos originais de blues e funk. Além de Simão Gandhy, compõem o trio Regis Braga e Thiago Barros.


Todas as apresentações serão às 20 horas, com classificação livre e entrada franca. Informações sobre cursos, seminários e masterclasses (aulas em grupo com professores de alto nível) podem ser obtidas pelo site http://www.festivaldouradensedemusica.com/ . As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro.


Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail orquestraufgd@gmail.com . O Festival tem o apoio da Prefeitura de Dourados, por meio de sua Secretaria de Cultura, da Prefeitura de Gló

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS