Eventos | Da redação/com Assessoria | 11/07/2014 14h16

Festa Bon Odori tem data marcada

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Uma das festas mais tradicionais da comunidade japonesa, o Bon Odori, já tem data certa para acontecer. Entre os dias 22 a 24 de agosto, a festa que tem origem no budismo será realizada na sede da Nipo, saída para Três Lagoas. Mesma época em que acontecem as festividades do aniversário de Campo Grande.

Com a estimativa de atrair 10 mil pessoas nos três dias de festa, o presidente da Associação, Acelino Sinjó Nakasato esteve nesta quinta-feira (10) reunido com o prefeito para garantir recursos para o evento.

Sinjó Nakasato disse ao prefeito que toda a comunidade japonesa, que corresponde (de acordo com censo do IBGE 2010) a 14 mil descendentes, está contente com a atenção que tem recebido em relação a cultura oriental. “Esse apoio não é de agora, já que no ano passado, ainda vice-prefeito, o Olarte participava ativamente das nossas ações. Hoje, na condição de prefeito, ele tem garantido apoio para que os nossos projetos possam acontecer com a mesma qualidade que sempre foi.”, destaca Nakasato.

O prefeito assegurou o apoio para que o evento possa acontecer. “Estou há menos de quatro meses como prefeito, mas desde o início determinei a minha equipe que fosse feita a inclusão de todas as comunidades e suas respectivas culturas na administração municipal. A comunidade japonesa é um importante segmento, que ajudou a construir a cidade de Campo Grande e devemos reconhecer essas pessoas por meio da valorização, respeito e consideração”, afirma Gilmar Olarte.

A tradição

O Bon Odori é um evento tradicional da comunidade japonesa que tem sua origem no Budismo. É no Bon Odori que a comunidade japonesa reverencia seus antepassados, tanto na parte religiosa/espiritual (bom) quanto na parte festiva (odori). A festa simboliza gratidão pela boa colheita e celebra as almas dos antepassados através da dança. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS