Eventos | Da redação/com Assessoria | 27/08/2014 10h43

Espaço da Poesia homenageia Shakespeare e promove literatura

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza na sexta-feira (29 de agosto), às 19 horas, no Terraço do Memorial da Cultura e Cidadania mais uma edição do Espaço da Poesia. Com várias intervenções artísticas e culturais, o Espaço terá declamações, lançamento de livros, CD, dança e homenagem a Shakespeare. A entrada é de graça.

Para abrir o evento, o Coral da Fundação de Cultura irá interpretar clássicos da música nacional e sul-mato-grossense. Criado com o objetivo de incentivar servidores e membros da comunidade à prática do canto coral, o grupo também representa um meio de socialização. Conta com 35 coralistas entre servidores e comunidade em geral. Conta com a regência do maestro Orion Cruz e a coordenação da servidora Isolina Saraiva Nantes.

A escritora Maria Gorete de Moura apresenta na sequência do Espaço da Poesia o livro “amor.com”. publicado inicialmente em 2009, ele utiliza e se baseia em histórias reais de paixões que tiveram início no mundo virtual.

Durante o evento Lucas Maciel irá lançar o livro “Maior que a vida”. A obra é composta por 24 crônicas que carregam situações comuns observadas do ponto de vista de um questionador. Tendo como grande tema a vida, trata de assuntos como o amor, a questão existencial e a iminência do real, frutos da observação subjetiva da vida do autor, do seu âmago.

Lucas Maciel é professor de línguas e literatura da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, mestrando em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, contador de histórias e escritor.

Para dar um toque especial ao Espaço da Poesia o grupo Nidal Abdul irá apresentar uma dança árabe. E homenageando a Capital pelos seus 115 anos haverá a declamação de poesia – Hino à Campo Grande, interpretado por Gisela Martinez.

Em seguida Nuno Baes sobe ao palco para lançar seu novo álbum. Nascido em São Paulo, mas sul-mato-grossense de coração, cantor e compositor há mais de 20 anos, Nuno é autor de várias obras musicais. Com repertório variado, tem sua influência musical no sertanejo raiz, regional, jazz, blues, flashback internacional, MPB, bossa nova, músicas hispânicas e italianas.

Uma homenagem ao grande poeta e dramaturgo William Shakespeare (1564 – 1616) finaliza a edição de agosto do Espaço da Poesia. “Afetos, palavras e sonoridades shakespearianos” será uma intervenção artística dos músicos Marcelo Fernandes e Willian Dickson.

A proposta irá lembrar aspectos importantes da vida e obra Shakespeariana. Temas e questionamentos da existência humana sempre fizeram parte do trabalho desse grande autor, como o drama da finitude, do amor não correspondido, das desigualdades entre os seres, das mazelas humanas, da existência do divino.

Peças como Romeu e Julieta ou Hamlet ficaram imortalizadas e foram encenadas em mais línguas, países, veículos de comunicação e épocas do que quaisquer outras obras que tenhamos notícia. A influência do escritor pode ser notada nos mais diversos ambientes culturais - dos especializados círculos de discussão literária às populares telenovelas brasileiras. Portanto como singela homenagem à comemoração dos quatrocentos e cinquenta anos de nascimento do escritor, uma apresentação poética e musical durante o evento.

Serviço: O Espaço da Poesia acontece nesta sexta-feira (29), a partir das 19 horas. A entrada é franca. O Memorial da Cultura fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS