Eventos | Da redação | 04/06/2018 09h57

Centro Cultural realiza vernissage de Vitor Hugo Souza e Daniel Cota

Compartilhe:

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realizará no dia 7 de junho (quinta-feira), às 19 horas, a vernissage das exposições selecionadas por edital: “Cores no formato de poesia, história e cultura” do artista Vitor Hugo Souza e da exposição “Melancholía” do artista Daniel Cota que acontecerão respectivamente na galeria Wega Nery e na sala Ignês Corrêa da Costa.

A exposição “Cores no formato de poesia, história e cultura” retrata o perfil dos trabalhos do artista, inspirado no cotidiano, nas cores simples das estações, nos formatos e personalidades distintas, a mostra traz uma série de obras que envolvem poesia e simplicidade, em mensagens sutis ao espectador. A presente exposição traz ”recortes geométricos” que destacam aspectos poéticos nas pinturas que envolvem cultura popular, pensamentos, natureza e delicadeza.

Quanto à exposição “Melancholía” foi inspirada na antiga medicina grega que explicava que o físico e o psíquico do homem era resultado da mistura de elementos, sendo suas qualidades predominantes associadas as partes do corpo humano e aos humores, ou seja, tendências da personalidade que correspondiam a essas qualidades. Assim, Daniel Cota fez a sua própria alusão a mitologia humoral ao relacionar a melancolia ao elemento água, fazendo esta ordenação por meio dos fragmentos que a aquarela ocasiona relacionando esta experiência a efemeridade, delicadeza e sensibilidade.

As aquarelas são resultados dessa pesquisa ao buscar retratar uma alta carga psicológica por meio de narrativas alegóricas e transversais, ou seja, são imagens da intimidade da casa, do corpo e dos elementos que o residem, encenados em vicissitudes sensíveis e intimistas a ambientes públicos em meio a natureza, marcando um paradoxo, um mundo como realidade oculta, numa alternância radical da vida que representa uma variação continua da memória ligada ao estado melancólico como um modo de estar em um lugar deslocado do tempo e do espaço. Desta maneira, ao falar indiretamente da melancolia, ao ir em busca desta ressignificação autobiográfica em torno da experiência com a depressão, o artista não exclui uma expressão coletiva do homem contemporâneo.

ARTISTAS

Vitor Hugo Souza é natural de São Bernardo do Campo (SP), em 2001 mudou-se para Corumbá (MS), onde começou a se reconectar com seu lado artístico, iniciado na infância pelos traços e desenhos criados por sua mãe. Formado em Pedagogia, Técnico em Biblioteca e recém Artes Visuais, também é ilustrador de pensamentos, criador da Ghost Flowers (camisas com estampas feitas a mão livre) e tem trabalhos espalhados por vários estados do Brasil, também na Alemanha e Japão.

Atuou como curador e idealizador em exposições: “Passa no Museu que a arte te abraça” no Festival América do Sul no Museu de Historia do Pantanal (MUHPAN), premiado em primeiro lugar no requisito pintura no 4° Salão de Artes ‘’Horizontes das Artes’’ – Premio Cidade Morena. Representou o estado de Mato Grosso do Sul no Rio Grande do Sul pelo Projeto de intercâmbio Brasis pela Funarte. Pelo SESC Corumbá realizou exposição na casa de Memoria Dr. Gabriel Vandoni de Barros e realizou intervenções em murais internos, no projeto de comemoração aos 100 anos do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros.

Uma das suas telas se encontra atualmente em Varsóvia (Polônia) e outro trabalho como plano de fundo para o Youtuber Anderson Tavares em no Japão. Leciona Arte no município de Corumbá desde 2014 na escola municipal Izabel Correa de Oliveira e no Projeto Mais Cultura/intervenções artísticas – Grafite & Designer de Interiores na escola estadual Nathercia Pompeo dos Santos.

Daniel Cota é campo-grandense, formado em Artes Visuais e Design de Interiores tem seu foco na linguagem da pintura e fotografia e já participou de exposições no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Galeria de Vidro na Estação Ferroviária e na Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Serviço: As exposições estarão abertas à visitação até 7 de julho, de terça a sexta-feira das 8 às 22 horas e sábado das 8 às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho ou pelo telefone 3317-1795.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS