Eventos | Da redação | 05/12/2015 07h22

Ação Cidadania cadastra moradores do Dom Antônio e Cidade de Deus para direcionar cursos do Sesi e Senai

Compartilhe:

No âmbito do novo formato do Programa Ação Cidadania, que leva aos bairros de Campo Grande os serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania e cultura, bem como os cursos de qualificação profissional do Sesi e Senai e o encaminhamento para estágio feito pelo IEL, os moradores do Dom Antônio Barbosa e Cidade de Deus estão sendo cadastrados para direcionamento das qualificações gratuitas que serão oferecidos na região.

O trabalho antecipa o evento, que será realizado neste sábado (05/12), das 8 às 15 horas, no campo de futebol do Bairro Dom Antônio, localizado na Rua Anselmo Selingardi, entre as ruas Domingos Belantani e Léa Maria Barbosa Marquês. Moradora do Bairro José Teruel Filho, a diarista Vivia Verônica Cabral, 27 anos, quer fazer um curso de cozinha industrial. “Eu já fiz um curso do Senai quando morava em Corumbá e agora quero fazer outro porque sei que é bom e que os professores são comprometidos em ensinar”, disse.

A dona de casa Sebastiana Freire de Andrade, 49 anos, que também mora no Bairro José Teruel Filho, disse que tem interesse em fazer cursos na área de costura industrial, pois assim facilita que o trabalho seja desenvolvido em casa. “Eu tenho problemas de saúde, então para mim é melhor aprender uma profissão que eu possa desempenhar estando em casa. Acho muito proveitoso quando empresas como o Senai e o Sesi oferecem essa oportunidade para gente”, declarou. 

Francisca do Nascimento, 31 anos, também se mostrou interessada em cursos na área de modelista de roupa e disse que vai prestigiar a Ação Cidadania no sábado. “Eu acho que esse tipo de iniciativa incentiva as pessoas a mudarem de vida e a saírem dessa situação que nós vivemos aqui. Incentiva o trabalho e que as pessoas busquem uma profissão”, avaliou ela, que é diarista e mora na Cidade de Deus.

Morador do Bairro São Conrado, Edvaldo Ramires Lopes, 53 anos, está na casa do filho na Cidade de Deus e vai aproveitar a oportunidade para prestigiar o evento. “É uma força muito boa para quem vive aqui. Vou avisar meus filhos sobre os cursos e o evento e com certeza vamos participar”, disse, demonstrando interesse em fazer o curso na área de segurança do trabalho. 

O Programa

O Programa Ação Cidadania tem duas etapas, sendo a primeira um dia inteiro de serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação e cultura oferecidos pelo Sesi e parceiros na região beneficiada, enquanto a segunda levará diretamente aos moradores os cursos profissionalizantes gratuitos do Senai, os cursos gratuitos de inclusão digital e educação continuada do Sesi e o encaminhamento de estudantes para estágio pelo IEL. Para viabilizar esses procedimentos, o Sistemas Fiems disponibilizará as salas de aula móveis e as carretas do Senai, bem como o ônibus e a van de inclusão digital do Sesi, além das sedes das associações de moradores dos bairros quando necessária.

De acordo com a Fiems, o objetivo é buscar nos bairros a mão de obra em falta nas indústrias da Capital, pois muitas pessoas deixam de fazer os cursos gratuitos oferecidos por Sesi e Senai por falta de recursos financeiros para se deslocar até o centro da cidade. No caso do Sesi, são 1.000 vagas nos cursos gratuitos de informática básica, administre seu dinheiro de forma consciente, saúde do homem, saúde da mulher, hipertensão, prevenção ao câncer de pele, noções básicas de segurança de alimentos, entre outros, enquanto o Senai disponibiliza 3.763 vagas em 21 cursos gratuitos, incluindo assistente de contabilidade, ajustador mecânico, almoxarife, costureiro eclético, eletricista instalador residencial, mecânico de máquina reta e overloque, mecânico de manutenção e motores ciclo otto, pedreiro, pintor, operador de computador, entre outros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS