Eventos | Com Portal do MS | 17/04/2019 08h15

Acadêmicos indígenas promovem evento na UEMS

Compartilhe:

Os acadêmicos indígenas dos Cursos de Ciências Sociais e História da unidade de Amambai, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), promoveram, nesta terça-feira (16), o Seminário “Territorialidade, luta e resistência dos povos indígenas: Tekoha e Universidade”.

Este evento, alusivo ao mês de celebração dos povos indígenas no Brasil, é proposto anualmente e a programação, totalmente organizada pelos acadêmicos, constou de apresentações culturais, exibição de filmes, exposições e palestras.

Para registro da atividade na Instituição o que possibilita a emissão de certificados aos participantes, a professora Manuela Areias, docente dos dois cursos, elaborou a proposta de Atividade Complementar justificando que o evento “visa promover a parceria entre os povos indígenas e a Universidade.

O tema do evento foi ‘Territorialidade, luta e resistência dos povos indígenas: Tekoha e Universidade’. Considerando que indígenas são alvo de diversos tipos de violência, direta e indireta, que nascem do desconhecimento da história, discriminação e preconceito, além da violação de seus direitos, a temática proposta visava refletir sobre a necessidade de luta pela memória e reparação de seus direitos.

Foram discutidas, ao longo do seminário por meio de mostra de filme e mesa-redonda, questões como: luta pela terra, legislações, promoção e reparação de direitos, patrimônio cultural, memória social, afirmação identitária, sustentabilidade, fortalecimento comunitário, saúde, educação e políticas públicas, em geral, que estão relacionadas às lutas e reivindicações dos povos indígenas”, destacou a docente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS