Espetáculo | Lucas Arruda | 05/04/2022 14h08

Espetáculo de dança inspirado em vida de Humberto Espíndola estreia sexta

Compartilhe:

Os traços que dão vida às criações do artista visual Humberto Espíndola agora saem das telas e moldam o espetáculo “Minhas Pinceladas Dançam”, novo trabalho do grupo Funk-se inspirado na vida e obra do artista sul-mato-grossense. A estreia acontece na sexta (8), às 20 horas, no Armazém Cultural. Ainda haverá apresentações no sábado (9) e domingo (10), no mesmo horário e local. Todas são gratuitas.

Com direção e coreografia de Edson Clair, a concepção do espetáculo surgiu em uma conversa entre o dançarino e Humberto. “Ele falou que quando pinta, ele dança: ‘minhas pinceladas dançam’. É uma homenagem que se faz urgente, por tudo que ele representa para a cultura de Mato Grosso do Sul e também de Mato Grosso, e por ser um artista global”, afirma Clair.

No entanto, a representação dos movimentos da pintura de Humberto para a dança não foi uma tarefa fácil. “O vigor dos traços, a vivacidade das cores. Interpretar essas características em dança foi um desafio”, admite o diretor.

Apesar disso, ele completa dizendo que essa foi uma dificuldade prazerosa. “Mesmo que a dança, por sua própria natureza, traga em si algo de híbrido, entre música, gesto e plasticidade, a proposta pretende trabalhar nessas fronteiras, desafiando os limites perceptivos que distinguem formas simbólicas da arte, que só existem porque as pensamos de maneira separada. É quando nos damos conta de que tocar nessas barreiras imaginárias pode ser incômodo. Agradavelmente incômodo”, constata.

“Minhas Pinceladas Dançam” ainda conta com outra linguagem artística: o vídeo mapping. Essa técnica complementa ainda mais as cenas do espetáculo, tornando a experiência da plateia ainda mais rica. A criadora das projeções é a artista visual Natacha Miranda.

“O vídeo mapping foi uma aquisição para o espetáculo no sentido de trazer as poéticas necessárias, já que estamos falando de imagem. Ele adiciona sentido e ilustra ao mesmo tempo. E será o cenário do trabalho”, revela o diretor.

O espetáculo “Minhas Pinceladas Dançam” foi realizado com recursos do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), oriundos da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), por meio da Prefeitura Municipal de Campo Grande. “Editais como este são de suma importância para a cultura local. É fundamental e necessário para realizarmos efetivamente as propostas artísticas. É a única saída para levantarmos um projeto do zero ao palco, já que vivemos num estado com pouca tradição de patrocínio privado”, salienta Clair.

Serviço – O espetáculo “Minhas Pinceladas Dançam” será apresentado nos dias 8, 9 e 10 de abril, às 20 horas, no Armazém Cultural, localizado na Avenida Calógeras, ao lado da entrada da Feira Central. Mais informações no perfil do Espaço FNK no Instagram (@espacofnk).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS