"/>
Entrevista | Juliane Garcez | 19/11/2013 10h23

José da Silva Bandeira

Compartilhe:

José da Silva Bandeira é carioca, mas mora em Campo Grande desde 1985. O artista tenta conciliar a arte em sua vida com sua profissão. Ele é Guarda Municipal e considera a arte como essencial em sua vida. 

Fale um pouco sobre sua arte.

Adoro óleo sobre tela. Nunca fiz cursos, aprendi tudo sozinho. Mas adoraria aperfeiçoar minha arte, aprender coisas novas. Considero-me amador e busco sempre aprender novas técnicas. Através da pintura eu me acalmo, transmito para a tela o que observo ao meu redor. Olho para uma paisagem e tento reproduzí-la. Coloco todo o meu amor nos pincéis.

Há quanto tempo você pinta?

Desenho com lápis desde os 12 anos. Com essa idade, eu fazia ampliação de desenhos e desde então nunca mais parei. Tinha o dom mas nunca pude desenvolvê-lo, na época no Rio de Janeiro os cursos eram muito caros. Trabalho com tinta à óleo à quatro anos.

Como você vê a arte na sua vida?

Essencial. A arte me acalma, me dá uma sensação de leveza, de prazer. O tempo passa rápido, parece que a gente entra na tela e vive o ambiente que estamos pintando. É como se a gente estivesse lá dentro!

A arte é prioridade na sua vida?

Adoro arte, sempre amei. No Rio, eu trabalhei também com artesanato. Até hoje, qualquer tipo de artesanato me deixa fascinado, apesar de eu ter deixado um pouco de lado hoje em dia. Estou há 2 meses sem pintar por causa do trabalho, mas sinto muita falta e mal posso esperar para recomeçar de onde parei.

O que você se vê fazendo em dez anos?

Aposentado na profissão que sigo hoje, de Guarda Municipal de Campo Grande, mas das telas e da arte não me afastarei nunca.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS