Entrevista | Gabriel Sato | 27/07/2020 16h28

Aromaterapia: terapia integrativa com base no aroma das plantas

Compartilhe:

Você conhece a aromaterapia? Essa prática terapêutica se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal. O método consiste em três vertentes: emocional, físico e mental. Essa terapia cresce cada vez mais no Brasil, e o Ensaio Geral conversou com a aromaterapeuta, Jakeline da Luz Rodrigues, para conhecer seus benefícios no bem-estar do ser humano.

A aromaterapia chegou ao Sistema Único de Saúde (SUS) há pouco tempo como uma prática integrativa, ou seja, uma terapia alternativa e integrativa que agrega valor em tratamentos de médicos, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde. A base dela são os óleos essenciais, que são a parte mais pura da planta. Os óleos são feitos a partir do extrato vegetal que são retirados das células das próprias plantas.

De acordo com Jakeline Rodrigues, as moléculas dos óleos essenciais reagem no nosso organismo de uma forma muito rápida. "Quando você inala o óleo essencial, em 22 segundos as informações das moléculas aromáticas vão estar em contato com seu cérebro desbloqueando memórias, te auxiliando, trazendo bem-estar e outros benefícios de acordo com o aroma que você inalar. Pois, o olfato nos faz preferir os aromas de cujos princípios ativos o nosso corpo está precisando mais. E ele é regido pelo cérebro, o nosso computador central, que sabe tudo: desde uma unha encravada até uma emoção ou trauma reprimido no inconsciente. Quando as moléculas dos óleos essenciais entram em contato com as terminações nervosas do cérebro, elas produzem uma onda eletromagnética,  que gera uma conexão (um impulso nervoso) agindo no Sistema Límbico, essa terapia eficaz  é conhecida como Psicoaromaterapia. Mas, os óleos essenciais agem de várias outras formas importantes, uma outra bem conhecida é a tópica, quando passamos os óleos essenciais na nossa pele, em mais ou menos 20 minutos ele já percorreu todas as nossas células , agindo em todos os Sistemas do nosso corpo. São inúmeras as benesses da Aromaterapia à nossa Saúde e qualidade de vida."

Óleos essenciais são a base da aromaterapia (Foto: Reprodução)

Advogada e aromaterapeuta, a campo-grandense começou estudar a área da saúde há cerca de três anos. Iniciou seus estudos pela água, descobrindo seus benefícios, quantidade, tipo, entre outras vertentes. No ano de 2018, Jakeline conheceu a aromaterapia em um evento que participou. Após utilizar um dos óleos essenciais, percebeu o bem-estar que a terapia trazia e se surpreendeu com a rapidez do método. "Fiz curso de aromaterapia, depois fiz faculdade de aromatologia, e hoje, faço uma especialização. Percebi que se eu quisesse diminuir a quantidade de remédios alopáticos em casa, me desintoxicar de uma forma natural, eu teria que estudar mais a fundo a área das Terapias Naturais. Não é que hoje em dia eu não faço uso dos remédios, mas utilizo a aromaterapia como um complemento para ajudar de uma forma rápida e efetiva." Revela a profissional.

Segundo Jakeline, a aromaterapia é uma alternativa para diminuir o consumo de remédios (Foto: Arquivo Pessoal)

Pandemia
O período de pandemia tem alterado o dia-dia da maioria das pessoas no mundo. Na área da saúde, a procura e interesse da população aumentou, e muito, devido a preocupação com a proliferação do Novo Coronavírus. Segundo Jakeline, sua área, está em expansão neste momento e para se prevenir, ela tem realizado consultas on-lines ou seguido as recomendações dos órgãos de saúde para fazer atendimentos presenciais. "Neste período de pandemia, tenho feito muitos atendimentos por videoconferência, ou atendimento presencial, mas com todas as proteções necessárias, como uso de álcool, distância, sapatilha para as pessoas ao entrarem no ambiente, e outras ações para se proteger."

De acordo com ela, a população está dando mais valor à saúde neste momento. "Antes, as pessoas não se importavam e tudo era mais importante do que a saúde. Hoje, as pessoas perceberam que não tem para onde correr, ou você se previne ou terá um prejuízo muito grande."

Curso
Jakeline possui um curso para interessados na aromaterapia, por meio de sua plataforma que é www.aromascursos.com.br (Link). O curso online se chama Formação em Aromaterapia Integrativa, e é completo. Após finalizar os estudos a pessoa ganha um diploma de aromaterapeuta reconhecido pela Biblioteca Nacional. As aulas são compostas por 12 módulos e ficam gravadas na plataforma caso a pessoa queira assistir depois.

Plataforma na qual Jakeline disponibiliza seu curso (Foto: Divulgação)

Além do site, a advogada também possui um Instagram, @jakerodriguesaromaterapia, na qual compartilha e divulga seus conhecimentos com os seguidores. Pela rede social, ela realiza lives com outros profissionais de diversas áreas para agregar nos assuntos.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS