Edital | Da Redação/Com Diário Online | 09/07/2013 16h54

Programa Mais Cultura vai premiar projetos no Pantanal

Compartilhe:

O Edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal está com as inscrições abertas até o dia 05 de setembro. O programa vai premiar projetos culturais na região do Pantanal, nas áreas de artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes, expressões populares e moda. A iniciativa é da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Ministério da Cultura.


Serão contemplados 48 projetos, com premiações de R$ 15 mil para cada um. Com um investimento total de R$ 828 mil, com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), o programa tem o objetivo de fomentar e incentivar atividades culturais de baixo custo propostas por artistas, produtores e grupos da região do Pantanal.


O edital é a continuidade do programa Mais Cultura, que já lançou editais de estímulo às artes nas regiões do Semiárido, da Amazônia Legal e da Bacia do Rio São Francisco. O objetivo é descentralizar os recursos na área cultural e interiorizar as ações da Fundação, além de contribuir para a fixação da mão de obra local.


Os projetos do Edital irão contribuir para promover a cidadania cultural e ter como beneficiários jovens de 17 a 29 anos, residentes nos municípios do Pantanal. Para orientar artistas e gestores culturais, nos próximos meses, acontecerão oficinas de qualificação, ministradas nos municípios do Pantanal.



O Pantanal é formado pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que abrangem os municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Itiquira, Lambari D'Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antonio de Leverger (MT); e Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Ladário, Miranda, Sonora, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso (MS). Além da importância geográfica, o Pantanal tem destaque histórico, cultural, turístico e ambiental para os brasileiros. A região tem cerca de 500 mil habitantes.



A Fundação Nacional de Artes é o órgão responsável, no âmbito do Governo Federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Os principais objetivos da instituição, vinculada ao Ministério da Cultura, são o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.


Para cumprir essa missão, a Funarte concede bolsas e prêmios, mantém programas de circulação de artistas e bens culturais, promove oficinas, publica livros, recupera e disponibiliza acervos, provê consultoria técnica e apoia eventos culturais em todos os estados brasileiros e no exterior.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS