Edital | Da Redação/Com Assessoria | 12/07/2013 13h23

Fundação de Cultura e Funarte apresentam prêmio para projetos culturais do Pantanal

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em apoio à Fundação Nacional de Artes (Funarte), formulou o cronograma de divulgação e de realização de oficinas do edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal. 

O programa contemplará 48 projetos de atividades culturais com premiações de R$ 15 mil. O investimento total é de R$ 828 mil, com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC). Serão beneficiados artistas, produtores e grupos de nove municípios sul-mato-grossenses e sete de Mato Grosso, todos da região pantaneira. 

O edital foi apresentado e discutido durante reunião realizada ontem (11), que contou com o representante da Funarte, José Maurício Dias, o presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros, gerentes e coordenadores de núcleo da entidade e secretários de Cultura dos municípios participantes. 

A Fundação de Cultura, em parceria com os municípios, realizará oficinas de divulgação e qualificação para os interessados em participar do edital da Funarte. As ações começam já na próxima semana em Aquidauana, Bodoquena, Coxim, Ladário, Miranda, Sonora, Rio Verde e Porto Murtinho. 

As inscrições para o edital estão abertas até o dia 5 de setembro. Os projetos – nas áreas de artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares e moda – devem contribuir para promover a cidadania cultural e ter como beneficiários jovens de 18 a 29 anos, residentes nos municípios do Pantanal. As inscrições não serão prorrogadas. 

“Ir até as cidades, conversar com as pessoas e fomentar a criação de projetos culturais é parte vital para o Mais Cultura: Microprojetos Pantanal, pois este é um programa que incentiva a cultura popular brasileira e artistas que não possuem condições financeiras ou geográficas de concretizar sua arte”, explicou José Maurício Dias, da Funarte. 

Iniciativa da Funarte/Ministério da Cultura, o Edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal é a continuidade do programa Mais Cultura, que já lançou editais de estímulo às artes nas regiões do Semiárido, da Amazônia Legal e da Bacia do Rio São Francisco. O objetivo principal é descentralizar os recursos na área cultural e interiorizar as ações da Fundação, além de contribuir para a fixação da mão de obra local. 

O Mais Cultura: Microprojetos Pantanal abrange também os municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Itiquira, Lambari D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antonio de Leverger no Mato Grosso, além das nove cidades sul-mato-grossenses. 

Além da importância geográfica, o Pantanal tem destaque histórico, cultural, turístico e ambiental para os brasileiros. Cerca de 500 mil pessoas habitam a região, que é um rico mosaico cultural brasileiro.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS