Ensaio Geral - Fundação de Cultura realiza o 3º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial
Debate | Da Redação/Com Assessoria | 10/08/2013 18h03

Fundação de Cultura realiza o 3º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul promove no dia 23 de agosto (sexta-feira), no Auditório do Museu da Imagem e do Som, o 3º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial, relacionando cultura e educação num processo permanente e sistemático de proteção ao patrimônio sul-mato-grossense.


O tema central do Simpósio é a promoção de discussões quanto às possibilidades culturais e educativas para preservação do patrimônio, oportunizando aos participantes a capilarização de ideias e o planejamento de ações compartilhadas. O evento é aberto a todos os interessados na área de patrimônio: acadêmicos, professores e pesquisadores.


No dia 23 de agosto, às 8 horas, acontece a abertura oficial do evento com a apresentação cultural do Grupo de dança folclórica do Colégio Tic Tac, coordenado pela bailarina Daniella Penrabel de Souza. Às 8h30 acontece a palestra “Arquitetura dos Edifícios das Escolas Públicas no Brasil (1870 - 1930): construindo os espaços para a educação”, proferida pelo Prof. Dr. Ângelo Vieira Arruda – UFMS. Às 9h20 a palestra será “Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul”, ministrada pelo arquiteto e professor Rubens Moraes da Costa Marques – Uniderp.


No turno vespertino acontece a palestra “Espaço Lúdico-Pedagógico do Museu de Arqueologia da UFMS”, proferida pela Prof. Dra. Emília Mariko Kashimoto. Na sequência o tema será o “Programa de Educação Patrimonial do Iphan/MS”, exposto pela superintendente da 18ª SR Iphan-MS, Norma Dáris Ribeiro.


O 3º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial é somente uma dentre várias ações desenvolvidas pela Fundação de Cultura em benefício da preservação de nosso patrimônio multicultural.


“A comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio. Portanto a realização do 3º Simpósio ressalta o investimento permanente do Governo de Mato Grosso do Sul para com a preservação do patrimônio cultural local, ação essencial para o fortalecimento do sentimento de pertença local e da cidadania”, explica o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

As inscrições e o material serão distribuídos gratuitamente pelo e-mail gphc.fcms@gmail.com. Outras informações podem ser obtidas através da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura pelo telefone 3316-9164 ou com a professora Maria Christina pelo telefone 8408–5153. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS