Dança | O Estado MS | 23/12/2015 09h46

Projeto une bailarinos de SC e da Capital em espetáculos

Compartilhe:

Toda criança sonha em ser como um super-herói, príncipes ou princesas. Imaginam-se seres dotados de magia ou poderes fabulosos. Com Vanderléia Macalossi não foi diferente. Apesar de não se imaginar como um super heroína, desde pequena ela se imaginou com asas. O desejo de criança não desapareceu com a realidade adulta. Pelo contrário, a fotógrafa transformou sua vontade de ter asas em um projeto social que leva arte e magia para todos.

O Projeto Asas Macalossi, nascido na cidade de Joinville, em Santa Catarina, realiza apresentações de balé clássico e contemporâneo onde os bailarinos se vestem com asas produzidas pela própria Vanderléia como penas naturais de pato. Por meio das asas, feitas em diversas cores, o espetáculo ganha uma beleza singular, proporcionando movimentos sublimes e encantadores aos bailarinos.

Em temporada no Mato Grosso do Sul, o projeto conta com a colaboração dos bailarinos da escola Isadora Duncan e do Projeto Tocando Em Frente. As apresentações são voluntárias e contam com 11 bailarinos no palco. “Viemos pela arte. Para trazer magia e encantamento aos sul-mato-grossenses, e aqui encontramos muitas pessoas dispostas a nos ajudar nesta missão. O verdadeiro sentido do Natal”, pontuou Vanderléia.

A magia das asas contagiou bailarinos e público. A bailarina Noemi Pacheco, que está participando do espetáculo no Estado, disse ser difícil descrever o sentimento de usá-las: “Quando nos apresentamos para as crianças na Cidade no Natal, elas ficaram encantadas. Por um minuto fomos anjos”, conta.

A bailarina ainda comenta que incorporar a asas na perfomance do balé transformou o significado da dança. “Para nós bailarinos o balé clássico é muito tradicional, tem toda uma matemática, os movimentos são passados com precisão. E com essas asas nós abrimos nossas mentes para um horizonte totalmente novo em termos de movimentos e expressão”, ressalta.

Com uma agenda lotada, o projeto Asas Macalosi já se apresentou na Cidade do Natal, na noite do último domingo (20). O espetáculo foi assistido por mais de 10 mil pessoas. Nesta segudna-feira (21) pela amanhã, foi a vez da Escola Juliano Varela, voltada para crianças e jovens especiais. À tarde, do mesmo dia, os anjos levaram o fascínio das asas aos moradores do Asilo São João Dom Bosco.

Nos próximos dias, o projeto segue ainda para a cidade de São Gabriel do Oeste, onde se apresentará no Natal Luzes do Cerrado. Com também, o Asas Macalossi segue para Três Lagoas. Todas as apresentações são voluntárias.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS