Dança | Com Prefeitura de Corumbá | 08/05/2019 15h11

Prefeito de Corumbá recebe Companhia de Dança premiada na Europa

Compartilhe:

O prefeito Marcelo Iunes recebeu no final da tarde dessa terça-feira, 7 de maio, a Companhia de Dança do Pantanal, eleito melhor Grupo de Dança do Concurso Internacional de Bailado do Porto no concurso realizada em Portugal, no mês de abril.

O chefe do Executivo municipal parabenizou o grupo pela importante conquista, onde um pouco da cultura e das tradições pantaneiras foram apresentados ao Mundo, e reafirmou o apoio da Prefeitura com o Instituto Moinho Sul-Americano.

Marcelo também destacou a importância do projeto para a região, principalmente na inclusão artística e cultural de crianças e adolescentes. O diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz, também participou do encontro.

“Muito nos alegrou o prêmio recebido pela Cia de dança do Pantanal. É a coroação de um trabalho sério e muito bem realizado em nossa cidade há muito tempo pelo Minho Cultural”, afirmou.

Diretora executiva do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Marcia Rolon agradeceu todo apoio recebido da Prefeitura e deixou o grupo à disposição para participar dos eventos promovidos pelo Poder Público na cidade.

O grupo

A Cia. De Dança obteve ainda em Portugal o terceiro lugar na dança neoclássica com a coreografia “Divertimento”, de Beatriz de Almeida. Na dança contemporânea, a coreografia apresentada, "Cultura Bovina", de Chico Neller, mostrou na Europa a diversidade pantaneira e chamou muito a atenção do público.

A vaga para Portugal foi conquistada em julho de 2018 ao ser escolhido como melhor grupo de dança contemporânea, com a coreografia de Chico Neller no Festival do Passo da Arte Internacional de Indaiatuba, em São Paulo, concorrendo com companhias de toda a América do Sul.

Cinco bailarinos corumbaenses, uma paulista e dois argentinos formam o grupo vencedor. Kelven Alex Lopes, Kauan Coelho, Núbia dos Santos, Nayara Aponte e Izabelle Paiva formaram-se na escola de balé do Moinho, instituto criado há 15 anos no Porto Geral para atender estudantes de famílias em situação de vulnerabilidade em cursos de dança, música, tecnologia, cidadania, educação ambiental, além de apoio escolar. Kelven saiu do bairro Cervejaria para o Moinho aos sete anos.

Brenda Ribeiro é paulista de São José do Rio Preto. Os argentinos Paloma Mariel Fernandez, de 20 anos, nascida em Buenos Aires, e Agustin Salcedo, de 23, de Mar del Plata, reforçaram este ano o grupo para compor a coreografia neoclássica “Divertimento”, baseada em obra de Mozart.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS