Dança | Da redação | 13/11/2017 10h34

Para comemorar 15 anos, Dançaurbana faz circuito de espetáculos no Sesc

Compartilhe:

Neste mês de novembro o grupo Dançaurbana fará um circuito com três espetáculos no Sesc, em Campo Grande, integrando a temporada comemorativa aos 15 anos da companhia de dança. As apresentações são gratuitas. Para assistir às apresentações no Teatro Prosa do Sesc Horto, é preciso retirar o bilhete com meia hora de antecedência e, no caso do Sesc Morada dos Baís, uma hora antes, sujeito à lotação dos espaços.

A primeira apresentação, do espetáculo “Poracê”, será no dia 17 de novembro, sexta-feira, no Teatro Prosa do Sesc Horto, com início às 20 horas. Em Nheengatu, é designada como dança indígena de celebração ou baile. O trabalho é uma metáfora do significado dessa palavra. A companhia debruçou-se sobre “uma ideia de dança de índios” (uma fabulação), algo que já estava no imaginário dos criadores. O coreógrafo Marcos explica que a parturição da língua pesquisada e a sua sonoridade, provocaram os coreógrafos e os intérpretes-criadores na incursão no universo indígena, traçando um paralelo com a criação dos movimentos das danças urbanas (tão influenciados pela sonoridade das letras (rap) e das batidas das músicas da cultura Hip Hop).

Sábado (18) também no Teatro Prosa, às 20 horas, será encenado o espetáculo “Plagium?”. A proposta é questionar a hipocrisia do é ou não original, do que é ou não autêntico, sendo assim, o que caracteriza um espetáculo é o presencial, o ao vivo, a troca, os corpos, as perguntas, as questões, a cena, a luz e não meramente um texto ou só o nome desse produto.

As apresentações voltam na semana seguinte, 24, sexta-feira e 25, sábado, agora com o espetáculo “De Passagem”, com saída do Sesc Morada dos Baís e lotação, por sessão, de 27 pessoas. As apresentações acontecem dentro do ônibus, o corredor, transforma-se no palco e os assentos, nas poltronas da plateia. As cenas retratam situações diárias dos usuários do transporte coletivo: encontros e desencontros, gentilezas e falta de bom senso, sono, medo, paquera, pressa, encantamento; perseguição. Os movimentos criados partem de movimentos cotidianos retratados nas cenas, utilizando a estrutura do ônibus como suporte. Tudo isso utilizando a cidade como ferramenta de interação: rua, veículo, calçadas, paisagens, muros, pistas de corrida, terminais, entre outros. As técnicas de danças urbanas como Popping, Break Dance e Vogue fazer parte da coreografia do Espetáculo, que tem como foco trabalhar o aspecto urbano das danças urbanas que a companhia pratica.

Serviço – O Teatro Prosa do Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200. O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. Informações pelo telefone (67) 3311-4300. Acompanhe a programação no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS