Dança | Da Redação/Com FCMS | 03/06/2015 11h33

Grupo realiza espetáculo em resgate à cultura egípcia

Compartilhe:

O Estúdio Lisa Lima de Dança do Ventre, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza no domingo (7 de junho), às 19 horas, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o espetáculo “Caravana do Egito”. A duração aproximada é de 120 minutos e a classificação é livre.

Uma caravana é um comboio de mercadores, viajantes e peregrinos que se agrupam para percorrer grandes distâncias. Nos desertos, como o do Saara, são movidas por camelos. Foram muito usadas na rota da Seda, transportando produtos da China para o Ocidente, e vice-versa.

Atualmente, as caravanas ao Egito são turísticas, pois, devido ao seu rico legado cultural, o turismo é a parte vital da economia, empregando cerca de 12% da força de trabalho no País.

O Egito é um dos países mais populosos da África e do Oriente Médio, sendo o 15º mais populoso do mundo. O país possui uma das histórias mais longas entre todos os Estados modernos, tendo sido continuamente habitado desde o décimo milênio antes de Cristo. Foi uma das primeiras seis civilizações a surgir de forma independente no mundo.

A bailarina e coreógrafa Lisa Lima explica que concebeu o espetáculo Caravana do Egito com o objetivo de transmitir a ideia de que a dança também é um caminho a percorrer, como uma caravana. “Neste espetáculo cada dança é um caminho a percorrer, cada coreografia é um ensinamento”.

O espetáculo tem participação especial dos bailarinos Faruk Jawad e Cleyton Fernandes, de Campo Grande, com a dança masculina árabe, e de Fernando Cunha, também de Campo Grande, com a dança cigana.

A direção e coreografia são de Lisa Lima, iluminação e sonoplastia de Petre Mandaji, cenografia de Nilsa Leite, pesquisa e assessoria de comunicação de Karina Lima.

A Companhia de Dança Lisa Lima foi fundada em 2003 pela professora, coreógrafa e terapeuta ocupacional Lisa Lima, que trabalha a dança do ventre de forma terapêutica utilizando também técnicas teatrais. A Cia. iniciou suas produções atuando em diversas peças teatrais com o Grupo “Tramas, Dramas & Aplausos” e já fez apresentações performáticas em locais alternativos, festas, eventos e casas noturnas de Campo Grande.

Lisa Lima ministrou aulas de dança do ventre na Secretaria Estadual de Receita e Controle e participou da organização de eventos culturais pela Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social. Atualmente dá aulas em seu próprio estúdio, na academia Nativa e no projeto social Tocando em Frente.Apresentou-se em eventos no Centro de Convenções e na Anhaguera-Uniderp, além da criação dos espetáculos da Companhia: “Dançando entre amigos” no Sesc Horto, “Maktub”, no auditório do Crea-MS e “Mistérios Femininos”, “O Segredo do Egito”, “Ventre do Brasil”, “Cleópatra – A magia da sedução”, “Deusa Afrodite”, “Chakra do Coração”, “Arabesque Brasil”, “Luz do Ventre” e “Sentidos” no Teatro Aracy Balabanian.

Serviço - Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). A meia-entrada é valida para estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo. Ingressos antecipados à venda no Estúdio Lisa Lima, que fica na rua Pavuna, 27, sala 1, Itanhangá Park.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3326-5897 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS