Dança | Da redação | 10/01/2017 07h18

Espetáculo "Patas Arriba" será apresentado sábado em Corumbá

Compartilhe:

Corumbá recebe neste fim de semana o espetáculo de dança “Patas Arriba”. Baseada na obra do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano, a atração será apresentada na sede da Oficina de Dança, localizada na rua Antônio João, entre Delamare e a avenida General Rondon, neste sábado, 14 de janeiro, às 20 horas, com entrada gratuita.

O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 e integra o projeto Fronteiras Imaginárias, que leva a dança por várias do Brasil, em cidades-gêmeas e da faixa de fronteira com Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. A circulação abrange cidades nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

Em Corumbá, o espetáculo terá a parceria da Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico. Ainda no sábado, um workshop de dança de rua e dança contemporânea será promovido pelos coreógrafos na Oficina de Dança, das 14h às 16 horas. A inscrição é gratuita e será feita no próprio local.

Patas Arriba – Fronteiras Imaginárias

Através da literatura de Galeano, autor contemporâneo, um dos mais célebres de toda a América Latina, surge a inspiração para um trabalho coreográfico engajado no questionamento de uma sociedade controversa e na poética da simplicidade dos meios de vida.

Em Patas Arriba, Galeano revela um mundo de desigualdades sociais e contradições nas relações impostas por diferentes formas de poderes, mas ao final da obra convida o leitor a um “voo”, a usufruir do “direito ao delírio”. A mensagem de Galeno, então, revela uma verdade contundente ao passo que promove uma possibilidade de reação, pois para o próprio autor “a primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la”.

É no “direito ao delírio” proposto em Patas Arriba, que o coreógrafo Rui Moreira buscou elementos para a composição coreográfica do espetáculo, que teve estreia em dezembro de 2014 em Porto Alegre/RS e Caxias do Sul/RS, em janeiro de 2015. Esta criação foi realizada com recursos do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.

Dando continuidade ao trabalho, a produtora Humanitas Arte e Cultura propôs e foi agraciada uma vez mais com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 – para promover a circulação do espetáculo Patas Arriba com o projeto Fronteiras Imaginárias, pelas Regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil, em cidades-gêmeas e da faixa de fronteira com Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. A circulação abrange cidades nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

A criação de Rui Moreira é a um só tempo fator que legitima qualidade artística ao projeto por sua reconhecida trajetória e que promove a integração cultural entre o Brasil e os países vizinhos, a partir da obra de Eduardo Galeano.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS