Entrada pode ser garantida com apenas um quilo de alimento não perecível.

"/>
Dança | Da Assessoria da UFMS, com José Câmara | 14/12/2019 08h14

Cia de Dança da UFMS estreia no Glauce Rocha neste sábado

Compartilhe:

Várias histórias já foram contadas no tablado do Teatro Glauce Rocha por diferentes manifestações artísticas. No dia 14 de dezembro, às 20h, será a vez da Companhia de Dança Contemporânea da UFMS fazer sua estreia no palco mais tradicional do estado. A entrada pode ser garantida com apenas um quilo de alimento não perecível.

A apresentação intitulada “ID. 40” fala um pouco sobre os 40 anos de federalização da UFMS por meio da dança contemporânea. O espetáculo será uma das últimas comemorações que homenageiam as quatro décadas de história da Universidade Federal em Mato Grosso do Sul. O “ID. 40” é fruto da primeira companhia de dança da Universidade.

Espaços, monumentos, ambientes icônicos e a própria história da UFMS serão retratados em passos de dança. A coreógrafa da UFMS Mariana Cavalcante explica que a busca pelo tema veio em forma de homenagem à Universidade. “Muitos alunos da companhia não conhecem a história da UFMS. O espetáculo será baseado no livro do primeiro reitor da Universidade, João Pereira da Rosa. Esse livro conta como foi todo o início de criação e o porquê de criar uma universidade”.

Com o espetáculo, será possível ver todo o trajeto histórico trilhado pela UFMS. Dez bailarinos da companhia se apresentarão, alguns integrantes da comunidade acadêmica e outros da comunidade externa.

A companhia é abrigada pelo Núcleo de Estudos em Dança e Movimento da UFMS (Nedem), que é responsável por várias ações, dentre elas aulas de teatro, dança contemporânea, dança urbana, jazz e agora a companhia, que assume um caráter mais profissional do Núcleo.

A coreógrafa explica ainda que a companhia surgiu por meio de reflexões com outros coreógrafos de outras universidades federais. “Durante os dez anos de trabalho desenvolvidos pelo Nedem, nós observamos a procura de pessoas mais experientes querendo participar de uma Companhia de Dança. Assim, atendemos o público e transformamos um polo do Nedem na Cia de Dança Contemporânea da UFMS”.

Todos os servidores, acadêmicos e público em geral estão convidados para assistir ao espetáculo. Você pode pegar seu ingresso antecipadamente entregando o alimento não perecível na Pró-Reitoria de Esporte, Cultura e Extensão e realizar a troca.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS