Dança | Com FCMS | 05/05/2023 10h55

Cia Dançurbana celebra 20 anos com espetáculo-festa ´Cavucada´

Compartilhe:

Ao celebrar 20 anos de história, a Cia Dançurbana convida o público para comemorar na pista de dança! Na sexta (05), no sábado (06) e no domingo (07), às 20 horas, no Ponto Bar, a Cia Dançurbana estreia o espetáculo-festa ´Cavucada – a festa não será amanhã´, no qual os artistas e o público se encontrarão na pista de dança (sem divisão entre palco e plateia!) para dançar, brindar e celebrar essa história. O espetáculo faz parte do projeto Jam, criação Dançurbana em Companhia, que está sendo realizado com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC), da Fundação de Cultura de MS (FCMS), do Governo do Estado de MS.

“O título do espetáculo faz referência a um passo de dança do ´brega funk´ chamado ´Cavucada´. O espetáculo rememora coreografias do nosso repertório, fragmentos de obras criadas nesses 20 anos, além de danças festivas de diversas referências presentes em filmes, videoclipes, tik tok, entre outras fontes. Tudo isso como um estímulo para o público se mover junto conosco e participar dessa celebração tão especial”, conta Marcos Mattos, diretor da Cia Dançurbana.

Em cena, apresentam-se Ariane Nogueira, Daniel Andrade, Jackeline Mourão, Livia Lopes, Marcos Mattos, Maura Menezes, Ralfer Campagna, Reginaldo Borges, Renata Leoni, Roberta Siqueira, Rose Mendonça e Wagner Gomes. São doze intérpretes-criadores com diferentes experiências artísticas que vão do Hip Hop à dança contemporânea, do vogue às danças sensuais de empoderamento feminino. Após a estreia na capital, o espetáculo será encenado em Dourados e Corumbá.

Espetáculo tem direção de renomados artistas nacionais

A direção da peça é da dupla de artistas Jorge Alencar e Neto Machado, que vieram de Salvador-BA para Campo Grande-MS, exclusivamente para trabalhar com a companhia. “Temos uma enorme admiração por tudo que a Dançurbana vem dinamizando no Mato Grosso do Sul e no Brasil. O desejo de nosso espetáculo é exaltar as singularidades de cada artista-agente dessa história, aproximando o público dessa celebração que não é só da companhia, mas das artes e da cultura do Estado do MS que resiste e reexiste ao longo do tempo”, destacam os artistas.

Dançurbana nasceu para jovens de projetos sociais

A Cia Dançurbana nasceu em 2002 como ponto de encontro para jovens participantes de projetos sociais. A intérprete-criadora Rose Mendonça, por exemplo, conta que começou a atuar na dança em 2004 por meio de um projeto social ´Arte sim, violência não!´ que acontecia nos bairros periféricos da cidade. “No ano seguinte, em 2005, fui convidada pelo Marcos para fazer parte da Dançurbana, na qual sigo até hoje movendo/dançando”, completa.

O diretor Marcos revela que quando a companhia nasceu seu maior desejo era viver de dança: “E, durante estes anos, a companhia foi ganhando forma, vários modos de funcionamento, sempre buscando a conquista do espaço profissional, do artista da dança. Teve uma evolução em todos os sentidos e, hoje, eu sinto que a Dançurbana é um grande ateliê de formadores de artistas, para cidade, para o estado, para cena da dança. Então, tem todo esse processo que diz muito sobre a história da companhia, da história de onde ela começou de um projeto social”.

Para a intérprete-criadora Maura Menezes, que está no elenco há 15 anos, é um privilégio trabalhar com dança: “Quando entrei, em 2008, éramos um grupo de dança de pessoas bem novas, dançávamos coreografias curtas e eu não imaginava que poderia ganhar dinheiro trabalhando com dança. Aos poucos as coisas foram mudando, tivemos que fazer escolhas, estudar, ralar bastante, criamos nosso primeiro espetáculo e a partir daí outras portas foram se abrindo. Entendemos que é possível sim, não é fácil, mas é possível! Viajamos o Brasil todo praticamente, sendo uma cia de dança profissional, foi um divisor de águas para mim. Hoje, além de intérprete-criadora, trabalho como professora de dança e com produção cultural, a dança nunca mais sairá da minha vida”.

No início o grupo se configurava em um espaço de preparação profissional com foco nas vivências das danças urbanas. De lá pra cá, com mais autonomia, foram trilhados processos e estudos nas danças contemporâneas, a fim de expandir as práticas, discursos e leituras de mundo.

Com uma trajetória marcada por diversos espetáculos, projetos, prêmios e circulações regionais e nacionais, a Cia Dançurbana se consolidou como uma das principais companhias de dança de Mato Grosso do Sul. Entre os principais destaques estão: circulação por 54 cidades do Brasil pelos projetos ´Sesc Amazônia das Artes´ (2012) e ´Palco Giratório´ (2014) e, pela chancela de ´O Boticário na Dança´, Furnas Eletrobrás e Digix em 2016 e 2017, em dois de seus projetos, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em seu repertório traz quatro espetáculos autorais ´Plagium?´ (2009), ´De Passagem´ (2015), ´Fluzz´ (2016) e ´Poracê – O outro de nós´(2017). Há também o projeto ´Era Uma Vez – Dança para crianças´ de 2019, com os espetáculos infantis ´K-ZUU´ e ´R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória´ (2019) e um projeto de solos, o ´Singulares´, que reúne solos criados pelos intérpretes-criadores.

“Se pudesse resumir esses 20 anos em duas palavras seria ´trabalho´ e ´orgulho´. A gente sempre trabalhou e trabalha muito, estamos sempre discutindo nosso lugar, quais são os lugares dentro da cia, por isso que digo que a companhia é um ateliê de artistas potentes, uma geração linda, produtiva, crítica! E esse é o meu grande orgulho porque a companhia se faz por quem está dentro dela, ela é feita por gente, que pensa diferente, que pensa igual, que tem um propósito. Então, acredito que a Cia Dançurbana foi conquistando passo a passo o seu lugar e eu tenho o maior orgulho disso”, finaliza o diretor.

Serviço: a Cia Dançurbana apresenta o espetáculo-festa ´Cavucada – a festa não será amanhã´ nos dias 05, 06 e 07 de maio, às 20 horas, no Ponto Bar (rua Dr. Temistócles, 103, centro). O espetáculo tem classificação de 16 anos. Os ingressos antecipados já se esgotaram para os três dias, mas haverá a ´Lista da Esperança´ aos interessados que forem até o local nos dias das apresentações. Mais informações pelo site www.dancurbana.com.br/ e pelas redes sociais Fanpage e Instagram.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS