Dança | Da Redação/Com FCMS | 14/05/2015 11h34

Centro Cultural oferece curso de Dança de Salão para a Diversidade

Compartilhe:

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abre por meio do Programa Educativo as inscrições para uma nova turma de Dança de Salão, direcionada para casais LGBT. As aulas serão ministradas pelo professor, coreógrafo e pesquisador da cultura popular Davi Rosendo, a partir do dia 19 de maio, sempre às terças e quartas-feiras, das 19h30 às 20h30.

As aulas acontecerão durante um período de três meses. A mensalidade tem o valor de R$ 70,00.

A oficina pretende dar um primeiro passo na constituição de uma nova metodologia do ensino de dança de salão. Nesse sentido, a metodologia desta oficina baseia-se no ensino corrente de dança de salão, porém substituindo seus aspectos tradicionais, como os papeis de “cavalheiro” e de “dama”, segundo os quais ao primeiro é reservado a direção, e à segunda é reservado apenas “acompanhar, e a noção de “condução”, segundo a qual o cavalheiro deve decidir toda a dança, retirando à dama significativamente a possibilidade de participar criativamente da elaboração da dança. A proposta assim é criar novas formas de relacionamento entre os parceiros que impliquem igual possibilidade de decisão e criação a ambos.

No curso os alunos aprenderão os ritmos já consagrados da dança de salão nacional e regional, como Forró, Samba de Gafieira, Salsa, Tango, Bolero, Chamamé e Vanerão, porém sempre da perspectiva de reconstrução das danças por meio de técnicas que anulem qualquer hierarquia e promovam a criatividade de todos os participantes.

O professor Davi Rosendo leciona Dança de Salão desde 2006. Foi aluno do Centro de Dança Cláudio e Dinorá, aprendeu Tango em Buenos Aires na Argentina, foi integrante do Grupo Bailah (Grupo Coreográfico de Dança de Salão da UFMS), participou do curso de Formação de Professores de Dança de Salão na Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa, no Rio de Janeiro em 2013, e atua também como coreógrafo. Ministrou diversas oficinas de dança em 2014 no Centro Cultural José Octávio Guizzo. É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 8h às 18 horas na secretaria do Centro Cultural, que fica na Rua 26 de agosto, 453 ou diretamente com o professor nos dias da aula. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS