Dança | Da Redação/Com O Progresso | 22/09/2015 15h43

Capital recebe "As Canções Que Você Dançou Pra Mim”

Compartilhe:

O Teatro Prosa do Serviço Social do Comércio (Sesc) Horto recebe na próxima sexta-feira, sábado e domingo, às 20h, o espetáculo “As Canções que Você Dançou Pra Mim”, da Focus Cia de Dança. As sessões tem entrada gratuita.

Mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto Carlos em suas versões originais em clássicos dos anos 1960 a 1980 compõem “As Canções Que Você Dançou Para Mim”. Para o diretor Alex Neoral, o desafio é duplo: mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, e colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança.

“O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral”, destaca. O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis”.

Além de Alex Neoral, que também faz parte do elenco, estão Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Monica Burity.

Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, “As Canções que Você Dançou Pra Mim” traz figurinos em tons de azul, que fazem alusão aos modelos e cortes das décadas de 1960 a 1980, com toques contemporâneos. Além das apresentações no Teatro, o grupo também realiza em Campo Grande uma oficina de Dança Contemporânea com acesso gratuito. A oficina acontece no dia 26 de setembro (sábado), das 14h às 17h, no Teatro do Sesc Horto. As inscrições são gratuitas. O público-alvo é de bailarinos profissionais.

A Focus Cia. de Dança, dirigida por Alex Neoral, que completa 15 anos este ano, foi fundada no ano 2000 e hoje é um dos mais atuantes grupos de dança do Rio de Janeiro. Possui no repertório 12 peças coreográficas, dentre as quais “Ímpar, 3 Pontos...”, “Dente de Leite” e o recente “Saudade de Mim”. Em 2010 e 2011, a Focus apresentou-se em 32 cidades francesas, inclusive na Bienal da Dança de Lyon. Seu itinerário internacional inclui destinos como Nova York e Washington/EUA, Porto/Portugal, Torino/Itália, Stuttgart/Alemanha e Panamá. No Brasil, já levou espetáculos para mais 80 cidades. Desde 2013, a Focus Cia de Dança é patrocinada pela Petrobras.

A Focus Cia de Dança foi eleita entre os melhores do ano pelo jornal O Globo (2011) e Folha de São Paulo (2012). Prestes a completar 250 apresentações, assistido por mais de 80 mil pessoas dentro e fora do Brasil, com o patrocínio dos Correios o espetáculo “As Canções Que Você Dançou Pra Mim”. Uma das principais companhias da atualidade na cena brasileira, a Focus Cia. de Dança é patrocinada pela Petrobras.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS