Dança | Da redação | 16/07/2016 07h38

Calçadão Cultural traz folclore com as danças do Grupo Camalote

Compartilhe:

Neste sábado (16.07), o Calçadão Cultural apresenta show folclórico com o Grupo Camalote. O espetáculo deverá atrair o público que está no centro da cidade pela criatividade, cores e proposta ecológica de luta pelo Pantanal. O evento acontece, a partir das 9h30min, na rua Barão do Rio Branco, entre as ruas 14 de julho e 13 de maio.

Realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), o evento busca aproximar os campo-grandenses de espetáculos artísticos, trazendo para a rua o que de melhor está sendo produzido pelos grupos de dança, de música, de capoeira e teatro em nossa cidade. A cada edição a receptividade do público aumenta, atraindo pessoas de todas as idades ao Calçadão.

O Projeto conta também com o apoio do comércio em seu entorno, que entende a importância da cultura para toda a sociedade, como Bar do Zé, Le Moulin e City Lar. E ainda Ronilço Guerreiro que participa com seus projetos Livros Carentes e Gibicicleta.
São parceiros na realização deste evento outras secretarias da Prefeitura como Segov, Agereg, Guarda Municipal, SAS, Agetran e Seinthra.

Conheça o grupo Camalote

Coordenado por Maria Ivonete Simocelli, o Grupo Parafolclórico de danças regionais de Mato Grosso do sul Camalote existe há 15 anos e é composto por professores das redes de ensino pública, alunos do ensino médio e universitários.

O material de pesquisa e de todas as danças apresentada é fruto de pesquisas realizadas pela professora-mestre Marlei Sigrist que publicou o livro Chão batido - Culturas Populares de MS.

O grupo está vinculado à Comissão Sul-mato-grossense de Folclore, onde seu trabalho é baseado em “tradições populares regionais”, principalmente do Oeste brasileiro, das fronteiras com a Bolívia.

O Camaloteluta pela preservação da cultura popular do entorno do Pantanal, levando para todos os lugares os ícones que identificam essa cultura regional: na música, na dança; na indumentária e nos adereços.
Tem, ainda, como objetivo desenvolver ações educativas em escolas públicas e junto à população em geral, destacando os valores históricos e culturais, para a apreciação e valorização da cultura tradicional brasileira. O figurino, desenhado especialmente para o Grupo Camalote, procura agregar valores regionais, tendo preocupação com a ecologia.

O Grupo Camalote já participou de várias apresentações no interior do Estado e de cidades do interior de São Paulo e em Curitiba, com os espetáculos Andanças e Caminhos de Peabiru.

O Grupo Camalote está aberto a todos, sem nenhum custo mensal, os ensaios estão sendo realizados na EM Joaquim Murtinho com turmas iniciais das 13h às 15h e turmas veteranas, das 15 às 18h.

Serviço:
Caldação Cultural
Sábado - 16.07
Grupo Camalote
Entrada gratuita

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS