Dança | Da redação | 17/08/2016 15h28

Busca intensa pelo ritmo: oficinas de house e hip hop abrem Semana pra Dança

Compartilhe:

Uma sequencia “cascuda” atrás da outra. Os passos fazem o suor escorrer na face de 35 minas e manos. No rosto, só sorrisos. Cada um deles vence, a sua maneira, a dificuldade dos passos da batida eletrônica como pequenas grandes conquistas.

Os dançarinos – alguns componentes de grupos de dança, outros em jornada solo – são alunos da oficina de house dance e de hip hop comercial que abriram os trabalhos da Semana Pra Dança 2016 no Espaço Funk-se, em Campo Grande. Orientados pelos professores Marcelo Costa e Henry Camargo, da Companhia Kahal, de São Paulo, eles desenvolvem novas técnicas e trocam experiências sobre o cenário nacional.

A batida nem sempre dita o ritmo dos passos. “Nossa, quando eu chego no tempo tem um contratempo! Mas é uma delícia buscar esses movimentos”, avalia a aluna Gio Silva. Dançada inicialmente seguindo as batidas da house music, estilo de música eletrônica com raízes nos clubes de Chicago e Nova Iorque, a dança house abusa dos passos energéticos, denomidados “Footwork” e “Jacking”.

Já a oficina de hip hop comercial leva aos alunos métodos para uma sequência de passos que, com a música, formam uma coreografia pronta para o palco ou vídeo. A movimentação emprega técnicas de outras modalidades combinando força, leveza, interpretação, sensualidade e atitude.

“Não há tempo para cansaço, queridos!” incentiva o professor Marcelo. Ele apresenta seus passos antes da batida, bem didaticamente. A música obriga os alunos a buscarem a perfeição. E essa caçada, quase insana, oferece satisfação imensa para quem a alcança. E também para quem assiste.

Marcelo Costa possui no currículo 14 anos dedicados à dança. Atualmente faz aulas de dança de salão, ballet clássico, contemporâneo, jazz e dança de rua na Escola de Dança Kahal. Participou de grandes competições e eventos no Brasil – como o 28º Festival de Dança de Joinville – 1º lugar Dança de Rua Avançado (Cia de Dança Kahal) – Julho/2010; gravação do DVD “Na responsa” do MC Bugallu, em Búzios – Out./2009 e vencendo o 1º reality show de dança (Se ela dança eu danço – SBT) no Brasil com Cia. Kahal. Como Educador e Professor de Dança de Rua, trabalhou na academia “Marilu Dias”, entre outras.

Já o diretor Henry Camargo é formado em Educação Física pela ESEF e começou sua formação em dança na Cia Ritmos de Rua e Pavilhão D. Hoje é pesquisador de danças urbanas, jazz dance e dança contemporânea. Coreógrafo de Lola Melnick e coreógrafo convidado o SBT e Rede Record. Jurado, professor e coreógrafo em festivais no Brasil e na Argentina. Já levou premiações e estudou dança fora do País: Madri, Lyon, Paris, Córdoba, Buenos Aires, Carlos Paz, Nova York, Nova Jersey e Assunção.

As atrações da Semana pra Dança continuam até o dia 22 de agosto. A realização é da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria da Câmara Setorial de Dança de Campo Grande.

A intenção é apresentar à comunidade um recorte do que é produzido no Estado, com espetáculos e coreografias das diversas linguagens da dança, além de oficinas, exibição de vídeos, debates e rodas de conversas. Além das apresentações regionais, haverá também convidados nacionais fortalecendo o intercâmbio entre os artistas.

Foram selecionados seis espetáculos do MS: “Tem Trem?”, do grupo Funk-se; “Se Você Me Olhasse Nos Olhos”, da Ginga Cia de Dança; “Matilha”, da Expressão de Rua; “EntreNós”, da Cia Verso; Hérédité, da Isa Yasmin Cia de Dança e “De Passagem”, da Cia Dançurbana.

A programação completa está disponível no site da Fundação de Cultura: www.fundacaodecultura.ms.gov.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS