Cursos | Da redação | 05/08/2016 07h16

Seminário de cultura e educação começa hoje em Campo Grande

Compartilhe:

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI) e da Secretaria de Educação (SED), promove de 5 e 7 de agosto o 1° Seminário Estadual Cultura e Educação – Território da Arte na Escola. O evento será realizado na Capital, numa iniciativa de transversalidade que visa o desenvolvimento conjunto das duas pastas rumo à novas proposições de políticas públicas, com a proposição de promover o diálogo entre a Cultura e a Educação.

No seminário, professores, alunos, arte educadores, educadores musicais e artistas participarão de discussões sobre o novo perfil de atuação que será sistematizada a partir da interdependência entre as duas áreas. O intuito é trabalhar a educação de uma forma plural e não simplesmente como ensino formal e a cultura como um direito do cidadão.

“Estamos atendendo a uma demanda antiga de transversalidade de dois campos que considero indissociáveis. Nessa era do conhecimento e da conectividade há uma grande pressão da cultura de massa no cotidiano da população. Essa discussão é fundamental para o fortalecimento tanto do sistema educacional quanto das diversas formas de expressões artísticas além de manter acesa a chama do nosso patrimônio cultural material e imaterial”, explicou Renato Roscoe, secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação.

“O seminário que estamos realizando é uma ação que busca convergir conceitos e práticas que possam integrar ainda mais no ambiente escolar essas duas áreas irmãs, tão importantes, tão fundamentais pra formação das crianças e jovens”, destacou a presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Andréa Freire. “O seminário trará reflexos positivos para nossos estudantes, que serão, cada vez mais, estimulados em seus processos criativos e orientados a ter um olhar crítico, mas sensível, às produções artísticas e culturais que os cercam”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.

Programação

No dia 5 de agosto, às 19h, conferência de abertura intitulada “Territórios da Arte na Escola”, ficará por conta da professora doutora Mirian Celeste Martins. Ela atua no Curso de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e é também professora aposentada do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi presidente da Associação de arte educadores do Estado de São Paulo e secretária da FAEB – Federação de arte educadores do Brasil. Dentre suas publicações destaca-se a co-autoria de “Teoria e Prática do Ensino de Arte”, que faz parte do PNBE-Professor do Ministério da Educação. É ainda co-autora de “Por trás da cena”, projeto aprovado e financiado pelo Petrobrás Cultural (2010). O maestro Eduardo Martinelli fará o encerramento da conferência no dia 5 de agosto com a Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues.

No dia 6 de agosto, das 14h às 18h, Mirian Celeste fará a mediação da mesa redonda “Cultura, arte e questões sociais nas poéticas artísticas”, no auditório da UEMS, que contará com a participação dos artistas Eduardo Martinelli (música), Priscila Pessoa (artes plásticas), Fernando Cruz (teatro), Marcos Mattos (dança) e Marlei Sigrist (folclore e cultura popular). No mesmo dia, a partir das 19h acontece o Sarau Cultural que terá como atrações principais o grupo Sampri e o Teatro Imaginário Maracangalha.

No dia 7 de agosto, das 8h às 12h, a Secretaria de Estado de Educação (SED) faz a mediação da mesa redonda “Cultura e políticas educacionais no ensino de arte” que acontece também no auditório da UEMS. Dela participarão os professores Gabriela Salvador (dança / UEMS), Vera Penzo – (artes plásticas / UFMS), Evandro Higa (música /UFMS),Flávia Janiaski Vale (teatro / UFGD) e Sônia Regina Rampim Florêncio ( IPHAN/DF). Acompanhe toda a programação e faça sua inscrição no site www.seminarioculturaeeducacao.art.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS