Cursos | Da Redação/Com Assessoria | 05/10/2013 14h44

Semana do Arquivo Público lança guia de pesquisa digital e promove palestras e cursos

Compartilhe:

O Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, promove nos dias 15 e 16 de outubro (terça e quarta-feira), no Centro Cultural José Octávio Guizzo, a “2ª Semana do Arquivo Público MS: Fontes para a História”. O evento reúne lançamentos, palestras e cursos voltados para a preservação de documentos históricos que ajudam a descrever a cultura sul-mato-grossense.

Durante a 2ª Semana do Arquivo Público: Fontes para a História o Arquivo Público Estadual lançará o “Guia de Referências Bibliográficas da História de Mato Grosso Uno e Mato Grosso do Sul”, disponível em formato digital e o site arquivopublico.ms.gov.br. A publicação impressa do Guia acontece em dezembro deste ano.

Quarta publicação do Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul, o Guia de Referências Bibliográficas da História de Mato Grosso Uno e Mato Grosso do Sul apresenta mais de duas mil referências bibliográficas da história do Estado resultantes de dois anos de pesquisa.

O Guia consiste em dados bibliográficos de centenas de publicações levantadas, todos acompanhados de uma ementa da obra e do local onde poderão ser encontradas nas bibliotecas pesquisadas. O objetivo é do Guia é facilitar a busca ou a localização de publicações referentes à história de Mato Grosso Uno e de Mato Grosso do Sul.

Já o site disponibilizará informações a respeito do seu acervo, com possibilidades diversas de pesquisa, como o próprio Guia de Referências Bibliográficas da História de Mato Grosso Uno e Mato Grosso do Sul, além de parte do acervo de fotografias da Cia. Matte Larangeira. O que se pretende é possibilitar ao pesquisador acesso via internet a todas as coleções catalogadas sob a guarda do Arquivo Público Estadual.

“A Semana se revestirá de importância destacada pelo lançamento do site com o rico acervo do Arquivo Público, possibilitando o amplo acesso a toda população. Também haverá o lançamento do Guia Digital, que facilitará sobremaneira o trabalho de pesquisa de referências bibliográficas acerca da história de Mato Grosso uno e Mato Grosso do Sul. Também se destacam os cursos de Gestão Documental, que visam preparar recursos humanos para o manuseio de documentos, reconhecimento do que é importante ser preservado bem como incentivar a criação de Arquivos Públicos no interior do Estado”, explica Américo Calheiros, diretor presidente da Fundação de Cultura.

Confira a programação completa:

15 de outubro

8 horas - Lançamento do “Guia de Referências Bibliográficas da História de Mato Grosso Uno e Mato Grosso do Sul”

Lançamento do site do Arquivo Público de Mato Grosso do Sul: www.arquivopublico.ms.gov.br.

8h30 – Palestra com Yara Penteado, mestra em antropologia pela UNB. Primeira diretora e responsável pela implantação do Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul.

9h30 – Palestra “Registro sobre Mato Grosso do Sul Colonial” com Paulo Cezar Vargas Freire, mestre em História Social.

14 horas - Mini curso: “Fontes documentais, construção da memória e história”, com Paulo Eduardo Cabral, sociólogo, professor e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

16 de outubro

8 horas - Curso de “Gestão Documental” com Doralice Martins, superintendente de documentação e tecnologia da informação (SAD) e historiadora pós-graduada em Gestão Pública.

Serviço: A “2ª Semana do Arquivo Público MS: Fontes para a História” e acontece durante os dias 15 e 16 de outubro no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na Rua 26 de Agosto, 534, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no Arquivo Púbico Estadual, que fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo, no Centro ou pelo telefone 3316-9167.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS