Cursos | Da Redação | 22/02/2021 10h14

MAM São Paulo lança novos cursos online em março

Compartilhe:

Ao longo do mês de março, o Museu de Arte Moderna de São Paulo oferece novos cursos para o público participar virtualmente. Com uma programação plural, as aulas promovem debates sobre temas como o olhar crítico sobre a fotografia, a relação entre a psicanálise e a arte, as correntes vanguardistas na atualidade, as artes visuais e o pensamento decolonial até a história da Família Gomide-Graz e do movimento Art Déco no Brasil.

As atividades são ao vivo via plataforma de videoconferência, com aulas gravadas disponibilizadas por tempo determinado. Os estudantes inscritos possuem 10% de desconto na loja virtual do MAM e, ao se inscreverem nos cursos, têm direito a um catálogo do Museu, que deve ser retirado presencialmente na recepção de terça-feira a domingo, das 12h às 18h.

Confira a programação completa:

A permanência do Moderno na Arte Contemporânea com Fernando Amed

O curso propõe o estudo das vanguardas artísticas do século XX e a sua permanência na arte contemporânea, recuperando e aprofundando as poéticas gestadas e aprimoradas na modernidade. As aulas são dedicas ao Realismo, Abstração, Futurismo, Dadaísmo e Pop Arte.

Quando: 3 a 31 de março de 2021 | Quartas-feiras, das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Investimento: R﹩ 400
Público: interessados em geral

Fernando Amed é Doutor em História pela Universidade de São Paulo, professor titular da Faap e da Belas Artes. Autor de ‘Thomas Sowell: da obrigação moral de ser cético’. Pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, Labô - PUC-SP.

Arte e Psicanálise com Flavia Corpas

De Sófocles a Salvador Dali, passando por Leonardo da Vinci, o curso aborda textos e conceitos relativos à complexa articulação entre Arte e Psicanálise. Partindo dos escritos freudianos, as aulas desvendarão como Freud utilizou os artistas e suas obras como interlocutores.

Quando: 5 de março a 23 de abril de 2021 | Sextas-feiras, das 19h às 21h
Duração: 8 encontros
Investimento: R﹩ 640,00 em até 3 parcelas
Público: interessados em geral

Flavia Corpas é psicanalista e curadora de artes visuais. Possui pós-doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/RJ, foi docente do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ. Organizadora do livro "Arthur Bispo do Rosario: arte além da loucura e curadora das exposições "Walter Firmo: um olhar sobre Bispo de Rosario", "Quase Aqui" de Daniel Senise e "Reflexivos", de Iran do Espírito Santo.

Família Gomide-Graz e o Art Déco com Lorenzo Merlino

Neste curso, estuda-se a história da Família Gomide-Graz, a partir das trajetórias de Regina Gomide Graz, seu irmão Antônio Gomide, e seu marido John Graz, e como os três atuaram junto à primeira geração modernista a fim de promover o Art Déco no Brasil.

Quando: 1 e 8 de março de 2021 | Segundas-feiras, das 19h às 21h
Duração: 2 encontros
Investimento: R﹩ 160,00
Público: interessados em geral

Mestre e doutorando em História da Arte, e com mais de 20 anos de experiência no mundo da moda, Lorenzo Merlino colaborou para fundar a Semana de Moda e integrou por seis anos o SPFW. De 2003 a 2008 foi representado em Nova Iorque, pela Opening Ceremony. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino com O Barbeiro de Sevilha, e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil com a ópera Eugene Onegin da Temporada 2015 do Theatro Municipal de São Paulo. Professor na FAAP, colabora também no MASP, no MAM, na Escola São Paulo, na Casa do Saber, na Unibes Cultural, na FASM, nas Faculdades Rio Branco e no SESC. Pós-graduado em História da Arte pela FAAP em 2013, mestre em História da Arte pela UNICAMP em 2019, foi nomeado em 2016 embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil.

Fotografia autoral I com Marcelo Greco

O curso de Fotografia autoral será dividido em dois blocos: as primeiras aulas são dedicadas à apresentação dos trabalhos de renomados fotógrafos para contribuir ao entendimento e desenvolvimento da autoria na fotografia. Em um segundo momento, em cada aula serão discutidos os materiais apresentados pelos alunos e alunas, procurando quais são as questões pertinentes expostas no material apresentado e quais caminhos sugeridos ao autor.

Quando: 3 de março a 16 de junho de 2021 | Quartas-feiras, das 20h às 22h
Duração: 16 encontros
Investimento: R﹩ 1.280,00 em até 5 parcelas
Público: pessoas com conhecimentos técnicos de fotografia, interessadas em compreender e se desenvolver no uso da fotografia como forma de expressão artística.

Algumas orientações:

Será necessário por parte dos alunos e alunas enviar ao professor, com um dia de antecedência, o material a ser apresentado. O material poderá ser enviado por e-mail ou compartilhado em um drive do curso (detalhe a ser definido dias antes do início) e deve ter o formato PDF ou imagens em formato JPG. Em ambos os formatos não deverá ser excedido a quantidade de 8 imagens.

Será também proposto atividades individuais e em duplas com os materiais dos próprios alunos.

Haverá a participação de um fotógrafo brasileiro convidado por Marcelo para fazer uma apresentação de sua trajetória e seus trabalhos.

Nascido em 1966, trabalha com fotografia desde 1996. Desenvolve projetos nos principais museus do país, como MAM e MASP. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Faz parte de coleções como a Coleção Joaquim Paiva, Fundação Cultural de Curitiba e Pinacoteca do Estado de SP. Foi curador geral do Festival ‘Paraty em Foco’ 2008. Em 2009 criou a Schoeler Editions.

Artes visuais e o pensamento decolonial com Renata Felinto

Os encontros propõem a afirmação de que o conceito de decolonialidade, apesar de recente, já existia na prática. O curso apresenta pensadores/as afro-brasileiros/as que propõem caminhos para se pensar e compreender a formação da sociedade brasileira a partir da análise das relações étnico-raciais. A essas reflexões será estabelecido paralelos com a produção de artes visuais e como artistas afro-brasileiros/as buscaram uma inserção no sistema da arte.

Quando: 5 de março a 23 de abril de 2021 | Sextas-feiras, das 19h às 21h
Duração: 8 encontros
Investimento: R﹩ 600,00
Aula avulsa: R﹩ 80,00
Público: interessados em geral

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS