Cursos | Cultura MS | 08/01/2016 10h44

Grupo Tambores Vento Bom comemora 10 anos com mais uma oficina

Compartilhe:

O Grupo Tambores Vento Bom este ano comemora 10 anos de existência e para celebrar, o grupo está com as inscrições abertas para a Oficina de Bloco de Carnaval 2016. Os encontros acontecerão dos dias 9 de janeiro a 13 de fevereiro. As aulas serão nas segundas e quartas-feiras, de 19h às 21h e Sábados de 17h às 19h30 na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações.

A oficina que tem o investimento de R$ 200,00 conta com instrumentos fornecidos pelo grupo como alfaias, caixas, repiniques, abês, ganzás, agogôs, gonguês e tamborins e que servem para conquistar ritmos como maracatu, samba, samba-reggae, baião, afoxé e maculelê.

Todos os participantes da oficina estão convidados a tocar no carnaval se puderem e quiserem. A participação no carnaval será definida durante a oficina levando em conta as propostas de todos, o número de participantes e o resultado obtido nas aulas para saber se, onde e em que dias será a participação.

Nos últimos 3 anos o Grupo Tambores Vento Bom participou do carnaval de rua junto com o Cordão Valu e essa é uma das alternativas para 2016, especialmente o tradicional cortejo do Cordão.

Grupo Tambores Vento Bom – foi criado em 2006 com o objetivo de ser um espaço de fomento para o ritmo, em especial no contexto da educação musical. O músico responsável, Nola Pompeo, está envolvido há alguns anos com pesquisa em ritmo e em cultura popular. É graduado em educação musical pelo curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Boa parte dos instrumentos que são utilizados pelo grupo foram construídos por Nola, como resultado de uma pesquisa em construção de instrumentos. No site www.nola.mus.br é possível encontrar manuais para construção de tambores, inspirados nas alfaias de maracatu, e do chocalho “abê” (“shekere”).

Através da energia claramente manifesta pelo ritmo, pode-se criar um movimento que desperte a educação musical em todos os âmbitos, inclusive abordando outras formas de manifestação musical, com instrumentos melódicos, harmônicos e canto, aproveitando a recente inserção da música nas escolas regulares.

As atividades rítmicas, os sons, o esforço físico, os alongamentos, a interação em grupo e atividades de meditação realizadas na oficina contribuem para que haja um crescimento pessoal, renovando e despertando potencialidades no corpo, na mente e na alma.

Se você tem um instrumento e deseja usá-lo, será muito bem-vindo na oficina, de acordo com os organizadores. Pessoas com e sem experiência com música serão bem vindas para a oficina também. E para a criançada que deseja participar, há instrumentos para eles.

Ficou interessado? Então corre e se inscreva. Envie um e-mail para tamboresventobom@hotmail.com.

Outros cursos – Além dessa atividade, o Grupo de Tambores Vento Bom mantêm as oficinas de Pandeiro, Cajón, aulas de percussão de maneira geral e os Círculos de Tambores para Crianças, Pais e Amigos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS