Cursos | O Estado Online | 07/01/2017 11h53

Curso de Iluminação Cênica acontece na Capital

Compartilhe:

Entre os dias 10 e 19 de janeiro acontece a primeira edição do “Curso de Iluminação Cênica: Iniciação, Criação e Tendências no Brasil”, no Teatro Glauce Rocha, com inscrição gratuita.

O curso, idealizado pela iluminadora Camila Jordão, será realizado com recursos dos Fundos de Investimentos Culturais (FIC) , da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), do governo do Estado de Mato Grosso do Sul com o objetivo de formar novos iluminadores e trazer mais conhecimentos e técnicas aos profissionais que já atuam na área.

Profissional destaca a importância da iluminação para os espetáculos

“Costumo dizer que o iluminador é ‘casado com o diretor’ (de uma peça teatral, de uma apresentação de dança, entre outros). Na concepção de um espetáculo a primeira pessoa que o diretor liga é o iluminador, depois vem cenário, figurino… A luz define muitos detalhes, até mesmo se vai ter cenário ou não, muitas vezes a luz é o próprio cenário. Ela vem como uma forma de o público compreender o que ele está vendo, não só no texto. Ela desperta as sensações no expectador, leva a emoção, a reflexão ou a própria raiva. A luz é como se fosse o texto visual”, explica Camila sobre a importância da iluminação cênica.

Com Camila, o curso contará com os ensinamentos dos renomados iluminadores nacionais César Germano, Aline Santini e Roberto Gill Camargo.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 6 de janeiro. Para participar é preciso preencher um formulário e fazer uma ‘Carta de Interesse’. Ao todo, são 35 vagas oferecidas para interessados de todo o Estado. Ganharão certificados aqueles que obtiverem 100% de presença nas aulas.

SERVIÇO – o “Curso de Iluminação Cênica: Iniciação, Criação e Tendências no Brasil”, acontece de 10 a 19 de janeiro de 2017, no Teatro Glauce Rocha, localizado dentro da Universidade Federal de MS, em Campo Grande-MS. Horário: em todos os dias, exceto no dia 16 (no qual haverá palestra às 17h e uma Mesa Redonda às 20 horas), as aulas serão ministradas das 14h às 18 horas. Mais informações pela fanpage do evento na rede social Facebook ou pelo e-mail iluminafic@gmail.com e/ou pelo telefone (67) 9 9238-2829.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS