Cursos | Da redação | 07/05/2018 08h51

Curso de bordado profissionaliza e ocupa detentas em Corumbá

Compartilhe:

Como parte das ações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) para a reinserção social de detentas, por meio da qualificação profissional, acontece esta semana no Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano (EPFCAJG), em Corumbá, o Curso de Bordado em Tecido, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Com carga horária de 32 horas aula, a iniciativa conta com a participação de 10 custodiadas que estão aprendendo, através de conteúdos teóricos e práticos, técnicas para criar à mão desenhos.

Segundo a instrutora do Senar, Ilda Gampanhans Santiago, durante as aulas é ensinado como realizar pontos com hastes, corrente, cheio, margarida, folha, nó francês, caseado e palestina.

Para a diretora (em exercício) do EPFCAJG, agente Elizandra Assis da Silva, as diferentes capacitações oferecidas no presídio buscam proporcionar inovação durante o cumprimento de pena das custodiadas e contribuem, consideravelmente, para a construção de novos valores e habilidades.

A exemplo da qualificação oferecida em Corumbá, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destaca que a parceria com o Senar tem garantido a realização de diversos cursos em presídios de Mato Grosso do Sul, possibilitando aos detentos a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades pessoais e, consequentemente, geração de renda.

Os cursos de capacitação na Agepen são coordenados pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Assistência Educacional. A qualificação no presídio feminino de Corumbá teve início na quarta-feira (2.5) e prossegue até este sábado (5.5), nos períodos matutino e vespertino.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS