Cursos | Lidiana Dourado | 29/07/2021 11h44

Conservatório de Tatuí oferece cursos livres gratuitos

Compartilhe:

O Conservatório Dramático e Musical de Tatuí está com inscrições abertas para três cursos livres gratuitos, com início em agosto. Os cursos, que terão 12h de duração, serão realizados virtualmente e abordarão os temas ‘E o conto, quem conta?’, ‘Programas performativos ou outras formas de existir’ e ‘Confecção de instrumentos musicais’. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo site até o dia 12 de agosto.

"Com esses Cursos de curta duração, buscamos alcançar um público mais amplo, interessado em conhecer aspectos do fazer teatral e da confecção de instrumentos musicais, sem necessariamente precisar dedicar um tempo grande para isso, como exigem os cursos de formação continuada. Estendemos também essa oportunidade para interessados de todo o Brasil a até fora dele, já que os cursos serão de forma on-line. São também uma maneira de estudantes de outras localidades conhecerem o conservatório e quem sabe, num futuro próximo, virem estudar presencialmente conosco.", destaca Antonio Salvador, gerente artístico pedagógico de artes cênicas do Conservatório de Tatuí.

As aulas de ‘Confecção de Instrumentos Musicais’, começam no dia 16 de agosto com o professor Fernando Sardo, músico multi-instrumentista, e propõe a prática de construção de instrumentos musicais e musicalização com a utilização de matérias primas não convencionais e alternativas como plástico PVC, garrafas PET, papel, sucatas variadas, entre outros. Serão confeccionados instrumentos de fácil execução e que podem ser reproduzidos em sala de aula. Além de técnicas de luteria, apresentação e afinação de instrumentos de sopro. O curso propõe, ainda, uma atividade de musicalização utilizando os instrumentos construídos no curso.

Com início no dia 17 de agosto o curso ‘Programas performativos ou outras formas de existir’, com o professor João Fabbro, ator e arte educador, pretende estabelecer algumas bases históricas da Performance Arte enquanto uma linguagem híbrida de fazer artístico. Para além da contextualização, oportunizarão experiências com programas performativos que possam prolongar novas possibilidades de entendimento da arte enquanto percepção e relação com a vida cotidiana. Neste sentido, olharão para trabalhos de Eleonora Fabião e para estudos de Ludmila Castanheira, mulheres, professoras e artistas que fazem da Performance Arte uma forma de existir e modificar os campos existentes no seu entorno.

Já as aulas de ‘E o conto, quem conta?’ começam no dia 19 de agosto com a professora Adriana Afonso, que dirige o Grupo Asas de Contação de História Recreação e Música. O curso abordará a diferença entre ler e contar uma história. Além de destacar estratégias para a seleção de histórias, métodos e técnicas de contação de história, sonorização, narração e o mapa afetivo.

Serviço:

O que: Curso ‘Confecção de Instrumentos Musicais’

Quando: de 16 a 19 de agosto, das 19h30 às 22h30

Onde: online

Quanto: gratuito

Pré-requisito: Interesse por arte e cultura que não tenha restrições a trabalhos manuais

Inscrição: https://www.sympla.com.br/construcao-de-instrumentos-musicais---prof-fernando-sardo__1294001

O que: Curso ‘Programas performativos ou outras formas de existir’

Quando: de 17 a 27 de agosto, das 15h às 17h

Onde: online

Quanto: gratuito

Pré-requisito: maio de 18 anos de idade

Inscrição: https://www.sympla.com.br/programas-performativos-ou-outras-formas-de-existir__1293922

O que: Curso ‘E o conto, quem conta?’

Quando: de 19 a 27 de agosto, das 19h às 22h

Onde: online

Quanto: gratuito

Pré-requisitos: Ensino médio completo

Inscrições: https://www.sympla.com.br/e-o-conto-quem-conta---prof-adriana-afonso__1289444

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS