Cursos | da redação/com Assessoria | 10/11/2014 18h19

Cia. De Dança realiza módulos de Formação com a Dança

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - De 14 a 16 de novembro, a Ginga Cia. De Dança realiza os últimos módulos do projeto “FIC (Formação Intensiva e Continuada) com a Dança”. O projeto tem o financiamento do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul FIC 2014 e compreende três módulos gratuitos de diferentes tópicos em dança, ministrados por profissionais de São Paulo e Distrito Federal. Segundo uma das idealizadoras, Renata Leoni, “o FIC com a Dança foi idealizado com a finalidade de promover bons encontros entre estudantes e profissionais de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul para juntos pensarem na prática da dança e na melhoria da atividade na região”.


O primeiro módulo do projeto foi a oficina de “Dramaturgia do Movimento”, que aconteceu de 31 de outubro a 2 de novembro e foi ministrada pela artista Vanessa Macedo, de São Paulo. Trinta profissionais da dança, residentes em Campo Grande e no interior do estado, participaram do módulo. Os dois próximos módulos são as oficinas “A Técnica Clássica como Processo de Auto Reconhecimento” e “Dança e Gestão Cultural/ Danças Urbanas”. Estão abertas 40 vagas para cada oficina. Os interessados devem preencher a ficha disponível no blog da Ginga (www.gingaciadedanca.blogspot.com) e enviar para gingaciadedanca@gmail.com. Inscrições estão abertas até 12 de novembro.


A Técnica Clássica como Processo de Auto reconhecimento
Na oficina de balé clássico, ministrada por Valéria Mattos, os alunos vivenciarão uma abordagem diferenciada. O foco do trabalho está em proporcionar autoconhecimento técnico e emocional do intérprete por meio da percepção de sua própria estrutura física, da trajetória do movimento e da relação do bailarino com o espaço. É uma oficina relevante para instigar os bailarinos a se reconhecerem corporalmente e serem capazes de praticar a técnica clássica a favor de seu próprio corpo, dentro de suas possibilidades anatômicas.


Valéria Mattos é formada pela Escola Municipal de Bailados da Cidade de São Paulo e diplomada pela Royal Academy of Dancing. Premiada como bailarina profissional em diversos festivais brasileiros, tem sido jurada inúmeras vezes nestes festivais. Trabalhou como preparadora corporal da Cia. Borelli, da Cia. de Danças de Diadema, do Ballet da Cidade de São Paulo, da Cia. Fragmento e da Cia. Sansacroma. Atuou como professora convidada durante três anos no Festival de Dança de Joinville. Trabalha em diversas escolas do estado de São Paulo.


A oficina de técnica clássica será realizada em duas turmas, de 20 pessoas cada. Turma 1: sexta-feira (14) das 17h às 19h, sábado e domingo das 9h às 12h. Turma 2: sexta-feira (14) das 19h30 às 21h30, sábado e domingo das 14h às 17h.


Dança e Gestão Cultural/ Danças Urbanas
O workshop, ministrado por Fabiana Balduína, mais conhecida no meio da dança como FaBGirl, propõe provocar reflexões coletivas sobre a utilização do corpo como poder de expressão do indivíduo, além de estimular o desenvolvimento dos processos de criação e composição coreográfica, improvisação e técnica. Haverá também capacitação em gestão cultural para o desenvolvimento e sustentabilidade de grupos e dançarinos de danças urbanas.


Fabiana é graduada em Gestão de Recursos Humanos, dançarina autodidata e pesquisadora do estilo de dança Breaking. Estudou e fez diversos cursos de vários estilos de danças urbanas com grandes nomes nacionais e internacionais na Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Noruega e Argentina. Fundadora e coordenadora do primeiro grupo de Breaking formado só por mulheres em Brasília, o Brasil Style Bgirls (BSBGIRLS).


O workshop será realizado em turma única de no máximo 40 pessoas, na sexta-feira (14) das 19h às 22h, sábado e domingo em dois períodos, com horários de início e término a combinar entre os participantes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS