Culinária | Da redação | 23/02/2016 11h28

Marruás ministram cursos com frutos do cerrado em aldeias

Compartilhe:
Cerca de 150 mulheres das aldeias Bananal, Taunay, Córrego Seco, Lagoinha, Limão Verde e Argola participaram da capacitação. Cerca de 150 mulheres das aldeias Bananal, Taunay, Córrego Seco, Lagoinha, Limão Verde e Argola participaram da capacitação. (Foto: Divulgação)

A Associação de Mulheres Extrativistas do Pantanal (AMINA), que oferece formação profissional gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social, realizou em fevereiro mais um curso de culinária de doces caseiros. Nesta etapa 25 mulheres da Aldeia Argola no município de Miranda (MS) foram capacitadas.

As alunas aprenderam a fazer cupcakes, biscoitos e bolos com frutos do cerrado disponíveis na aldeia tais como: bocaiúva, jatobá e cumbaru. A iniciativa visa empoderar mulheres por meio da independência financeira além de promover palestras preventivas sobre o combate à violência doméstica. Com a formação realizada na Aldeia Argola, o projeto atinge a metade da meta prevista de cursos itinerantes voltados para a população indígena da região.

Além dos cursos nas aldeias, 24 artesãs do coletivo ministram cursos na sede da AMINA em Anastácio. A entidade também está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes nas áreas de Corte e Costura Industrial, Manicure, Pedicure e Crochê – que serão realizados de março a maio.

Os novos cursos complementam o Projeto “As Marruás Pantaneiras e seus doces caseiros”, apoiado pelo Oi Futuro, que prevê ações educativas de empoderamento feminino e a geração de renda por meio da fabricação doces caseiros e licores de frutas típicas do cerrado além de bolos e artesanatos. Os produtos são comercializados na loja em Anastácio e pelo site marruaspantaneiras.org.br.

O projeto foi um dos 22 selecionados pelo Programa Oi Novos Brasis, do Oi Futuro, que valoriza a promoção da autonomia de pessoas e grupos comunitários através de ações de qualificação profissional, empreendedorismo, formação cidadã e participação coletiva.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS