Culinária | Da redação | 23/02/2016 07h21

Expedição chega à tarde para conhecer as delícias da culinária corumbaense

Compartilhe:

Integrantes da Expedição Fartura Gastronomia chegam a Corumbá nesta terça-feira, 23, para conhecer s produtos e produtores de alimentos artesanais da região. E já neste primeiro dia o grupo conhecerá o ‘pranchão soleado’, uma especialidade do Bar e Restaurante Saber Bem Bom - “Bar do João”, preparado por João Vasconcellos.

A primeira agenda do grupo formado por Rusty Marcellini, Adriane Bienvenuto e Leandro Miranda, está marcada para as 18 horas, e acontece logo após a chegada ao Pantanal de Corumbá, prevista para as 17 horas. O trio ficará hospedado no Hotel Nacional.

A agenda durante estes três dias na cidade é intensa. Após conhecer o ‘pranchão soleado’, os integrantes da expedição vão provar a sopa paraguaia da dona Núncia, em sua casa. Será amanhã, as 08h30. Já às 11h30, o grupo estará no Recato Vale do Sol para saborear a paçoca de carne seca, preparada por Lídia Leite.

A terça-feira será corrida. Na parte da tarde, as 14 horas, a programação reserva uma visita ao Assentamento Taquaral. Lá, na propriedade do sr. Zeca, o trio provará o queijo nicola, produzido de forma artesanal. Em seguida, às 17 horas, os três retornam à cidade e vão direto para o Bar Marina do Gelson, para saborear a carne do jacaré da Caimasul, preparado pelo criador e cozinheiro Willer. Como complemento, o pôr do sol pantaneiro às margens do Rio Paraguai.

O terceiro dia começa logo cedo, as 07 horas. Na oportunidade, a comitiva vai apreciar o bolo de arroz produzido por João Arruda e Rosa Aline; a saltenha boliviana preparada pela Maria, na Saltenharia do Nandinho, às 08h30; vão conhecer o Mercado do Peixe na Prainha dos Pescadores, no Porto Geral de Corumbá, as 10 horas.

O encerramento da expedição será às 11 horas, quando o grupo, a bordo do barco-hotel Joice Tur, terão a oportunidade de saborear o torresmo de piranha e a ventrecha do pacu, delícias da região preparadas pelo cozinheiro Cotó.

A expedição

Idealizada por Rodrigo Ferraz, a expedição já percorreu 21 estados brasileiros - mais o DF - passando por mais de 60 mil km por 145 cidades, entrevistando 400 personagens da gastronomia brasileira. Em Corumbá, o evento tem apoio da Prefeitura, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal.

Assim como nas edições anteriores, a conclusão do trajeto da 5ª Expedição Fartura Gastronomia dará origem a um livro e vídeos com relatos de todos os cozinheiros visitados, que serão apresentados ao público em eventos gastronômicos por quatro cidades: Belo Horizonte, Tiradentes, Porto Alegre e Fortaleza.

Além disso, esse material será distribuído em canais de comunicação como livros, filmes, programas de rádio e redes sociais. Dessa forma, o projeto procura valorizar a gastronomia brasileira e explorar o segmento em todos os seus aspectos: uma determinada região, seus produtores e produtos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS