Culinária | Da redação | 22/06/2017 09h48

Curso de receitas tradicionais e inovadoras com mandioca estimula empreendedorismo

Compartilhe:

Receitas tradicionais de mandioca como a famosa coxinha, bombocado e bolo, bem como receitas inovadoras como o palmito de mandioca e o pudim da raiz são algumas das delícias que diversas mulheres puderam aprender durante o Curso de Beneficiamento e Transformação Caseira da Mandioca, que finalizou nesta quarta-feira (21) com a entrega dos diplomas.

Realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para Mulher, e em parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de MS (Fettar), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR/MS) e Centro de Convivência Dr. Kajun Yamaki, o curso tem como objetivo ensinar os participantes a melhorar a alimentação e ao mesmo promover uma renda extra através dos derivados que a mandioca pode oferecer.

Empreendedora, a participante Karla Negri, conta que já atua vendendo pães de mel e cosméticos e o novo conhecimento poderá no futuro ajudá-la a incrementar os negócios. “Gosto muito de cozinhar e aprender. E em momentos difíceis conhecer novas técnicas podem ajudar a gente a sair da crise”, diz.

Ela revela que não vai de imediato incorporar as receitas, mas em breve pretende colocá-las no cardápio de seus negócios. “Futuramente quero aproveitar o que aprendi aqui e iniciar outras atividades”, afirma.

Já Angelita Omedo Gonçalves, que atua vendendo bolo, pães e roscas, já vai colocar os produtos na sua lista de oferta. “”Já vou começar a fazer croquetes, bolinhos da folha de mandioca, tortas, bombocados e o pudim para vender. Acredito que o pudim vai se tornar meu carro chefe, pois é muito saboroso e meus clientes adoram doces”, conta.

Para a subsecretária de Políticas para Mulher, Carla Stephanini, esta é a principal proposta do curso e das parcerias firmadas pela prefeitura com as instituições realizadoras do evento. “Nosso objetivo é levar o conhecimento e a qualificação as mulheres, e principalmente contribuir para que elas possam gerar renda. Contribuindo coma geração de renda, estamos empoderando essas mulheres por meio da autonomia financeira que é a peça chave para que elas tenham força e plenitude”, afirma.

Para a diretora do Centro de Convivência Dr. Kajun Yamaki, Adelia Guenka, a importância do curso está na possibilidade de aumento de renda das mulheres. “Cedemos o espaço e os utensiliios para que se fizesse o curso aqui para a comunidade campo-grandense com todo o prazer, vemos neste curso uma forma de melhorar a renda e o orçamento das familias”, diz.

Já a instrutora do curso, Bernardete Ottersbach, conta que a mandioca tem uma infinidade de uso na culinária. “São mais de 600 pratos feitos com a mandioca, aqui aprendemos 18 que são produzidos utilizando desde a casca até a folha da mandioca. “Da casca a gente faz o palmito, da folha o bolinho, com a mandioca cozida o pudim, a coxinha, com a mandioca crua o bombocado, o bolo. “São vários pratos que se pode fazer aproveitando ao máximo a mandioca”, afirma.

O curso teve duração de 24 horas, dividido em três dias de curso, com 8 horas de duração. Quem tiver interesse neste ou outros cursos basta procurar a Subsecretaria de Políticas para Mulher e ver quais cursos estão sendo ofertados, ou mesmo sugerir cursos, para que a subsecretaria busque as parcerias para atender os anseios da população.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS