Culinária | Da redação | 17/12/2018 11h08

Corumbá elege o sarrabulho como representante da gastronomia pantaneira

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, promoveu uma consulta online para que a população escolhesse dentre quatro tipos de comidas qual aquela que identifica a gastronomia pantaneira. A votação ocorreu durante todo o mês de novembro.

O mais votado foi o famoso sarrabulho, ou sarravulho, com 44,44% dos votos. A seguir veio o peixe à urucum, com 31,31% da preferência. O churrasco de chão recebeu 13,13% dos votos e o macarrão pantaneiro ficou com 11,11%.

O sarrabulho teve sua origem em Portugal. Era uma espécie de cozido da miudeza do carneiro com batatas. Em Corumbá, o senhor Eleutério Gouveia, nascido em Portugal, fez uma adaptação utilizando a miudeza do gado pantaneiro. Hoje em dia é muito servido em festas como prato anterior ao churrasco.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Rufo Vinagre, esse prato irá representar o município nas feiras e eventos relacionados ao turismo como forma de divulgar a nossa rica gastronomia. “Dessa forma o município está fortalecendo outros segmentos do turismo em Corumbá”, destacou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS