Culinária | Da redação | 07/11/2017 10h56

Concurso escolhe o prato típico da Capital; saiba como votar

Compartilhe:

A prefeitura de Campo Grande lançou um concurso que vai escolher o prato típico da cidade. O projeto é realizado em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e outras entidades que definiram três pratos para que a população vote e escolha o principal prato que represente Campo Grande.

As opções são: Arroz carreteiro (com ovo frito e mandioca frita); Espetinho (arroz branco, vinagrete e mandioca); Sobá (carne bovina, omelete de ovos em tirinhas e cebolinha). A votação será por meio eletrônico (Clique Aqui), por meio dos totens e vai até o dia 21 de janeiro de 2018. Os totens serão disponibilizados nas sedes dos parceiros do projeto, onde será estabelecido um cronograma dos locais e datas. Será computado apenas um voto por CPF válido.

Os três pratos típicos, usados para a divulgação do concurso foram preparados pelo professor curso de Turismo da UEMS, Rodrigo Minohara. Ele explica que projetos como esses são importantes para a cidade. “Campo Grande sofreu diversas influências culturais (japoneses, árabes) durante sua a colonização, mas o estado também faz divisa com outros países (Paraguai, por exemplo). Assim, Campo Grande não possui uma característica própria, única de povo predominante, mas uma miscigenação, dificultando, dessa forma, criar uma identidade forte. A gastronomia pode criar essa “identidade” tão importante para o desenvolvimento do turismo da cidade”, afirma Rodrigo.

Para a coordenadora do curso de Turismo da UEMS de Campo Grande, professora doutora Débora Fittipaldi, o concurso valoriza o setor gastronômico de Campo Grande e o curso de Turismo da UEMS. “A escolha do prato típico faz parte de uma grande parceria entre o curso de Turismo e a Sectur, com objetivo de divulgar Campo Grande através de ações de turismo e cultura”, explica Débora.

O professor Rodrigo Minohara ainda completa: “Acho muito importante a participação da UEMS e do curso de Turismo, pois mostra o quanto a Universidade está contribuindo e envolvida no desenvolvimento do setor de turismo do município. É através dessas parcerias que a UEMS apresenta o estreitamento das relações com as políticas públicas em todas as suas esferas”.

Parceiros do Projeto

Além da UEMS, são parceiros do concurso o Serviço Nacional de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande (Afecetur), Instituto Gastronômico das Américas (IGA), Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF), Universidade Ahanguera-Uniderp, Sindicato dos Nutricionistas (Sindinutri/MS), Comissão Sul-mato-grossense de Folclore, Instituto Paulo Machado, Associação dos Chefes de Campo Grande, Fundação de Turismo de MS, Associação dos Chefes de Campo Grande, Restaurante Casa Amarela e Comer e Beber MS.

Clique AQUI para votar

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS