Culinária | Da Redação/ com Midia Max | 11/12/2014 21h26

Com produtos da terra, ceia de Natal fica entre o tradicional e o inovador

Compartilhe:

Ingredientes da terra, como o cumbaru, podem perfeitamente entrar na ceia natalina sem deixar para trás os sabores tradicionais das comidas de Natal. Misturando cheiros, gostos e sabores típicos do cerrado, ao já tradicional, o curso do Senac “Culinária Natalina” provou que é possível fazer receitas gostosas, de encher os olhos e lamber os dedos, com produtos da terra.

O professor de gastronomia Adriano Torres, de 37 anos, conta que o objetivo do curso foi ensinar a preparar uma ceia natalina, com alimentos típicos desta época do ano, mas acrescentando sabores do Estado. “Temos que fomentar a culinária regional e por isso usamos ingredientes típicos do cerrado, como o cumbaru, por exemplo. Os empresários precisam ver que o regional é importante e nós, como criadores, como professores, também temos que incentivar isso”, diz.

Gerente do Senac, Turismo Roberta Ávalos, pontua que o curso foi aberto tanto para quem pretende empreender ou para aquela pessoa que não entende nada de cozinha e quer aprender. As receitas foram do clássico a versões mais regionais, como pontuou o professor Adriano Torres. “É uma tendência mundial valorizar o produto regional, incentivar a cadeia produtiva e por isso nossos cursos têm essa preocupação”, enfatiza.

De Manaus, a aluna Rebekah Reis Alves, de 25 anos, conta que se casou há pouco e não sabia cozinhar nada. Ela entrou para o curso na esperança de preparar uma ceia bonita e apetitosa para o marido. “Eu não sabia fazer nada. Acabei de casar e me matriculei para preparar a ceia lá em casa. O método é muito fácil e estou segura que vou fazer um belo trabalho”, diz.

Rebekah ainda diz que muitas coisas que achava difíceis como fazer um panetone, viu que não era lá tão complicado assim. “Percebi que não é tão difícil como parece. Todos os alunos participam de todas as etapas e vi que é bem mais simples do que imaginei”, diz.

No curso, os alunos aprenderam a fazer peru marinado no alho com alecrim, tomilho e cachaça, com cebolas com mel, abacaxi e figo. A ave fica 24 horas marinando, o que dá sabor e suculência excepcionais.

Eles aprenderam ainda a fazer salada natalina, farofa de frutas, arroz com passas e castanhas. Na receita da salada vai rúcula, alface americana, abacaxi, melão, beterraba e cenoura raladas. Para enfeitar carambola estrela, tomate cereja e ovos de codorna.

Na farofa vai farinha de mandioca, uvas passas pretas e nozes. Já no arroz vai passas brancas, amêndoas assadas e cumbaru.

Para sobremesa, taças de panetone com ganache, panetones recheados e rabanadas. As rabanadas podem ser tradicionais, açúcar com canela, ou dá para colocar ainda açúcar com coco ralado, ou mesmo coco ralado com leite condensado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS