Culinária | Da Redação/Com Assessoria | 18/09/2012 12h09

5º Curso de Culinária ensina receitas sem lactose

Compartilhe:

O leite e seus derivados são alimentos importantes para o ser humano. Ricos em proteínas e vitaminas são as principais fontes de cálcio, nutriente fundamental para a formação e a manutenção da massa óssea. No entanto, nem todo mundo pode consumi-los. Um copo de leite ou um simples pedaço de queijo podem fazer mal a quem tem intolerância à lactose. Dados recentes mostram que até 70% da população adulta brasileira tem intolerância à lactose em algum nível. 

As pessoas com intolerância à lactose devem evitar leite de vaca e de cabra, queijo branco, margarina, pudim, bolo, leite condensado, biscoito ao leite, pão de leite, pizza de mussarela e a maioria dos adoçantes em pó, manteiga, requeijão, creme de leite e iogurtes, substituindo-os por leite com baixa lactose, leite de soja ou de arroz e queijos brie, camembert, roquefort, cheddar, parmesão e prato.
 
Uma das maiores preocupações para pessoas com intolerância à lactose é a reposição do cálcio. Uma dieta rica em alimentos como feijão, couve, brócolis, espinafre e verduras escuras em geral, repolho, uva passa, amêndoas e nozes, gergelim, queijo de soja (tofu) e sardinha, garante o consumo de cálcio em níveis saudáveis.  

O combate e o controle de doenças crônicas são prioridade da Unimed Campo Grande. Por isso, o tema do 5º Curso de Culinária do Serviço de Medicina Preventiva (Sempre) é “receitas sem lactose”. 

O Curso de Culinária é um projeto que busca unir o prazer de se alimentar aos hábitos saudáveis, colaborando para que pessoas com restrições alimentares possam saborear receitas deliciosas cuidando da saúde. Além de aprender as receitas, os participantes assistem a uma palestra sobre o tema, tendo acesso a informações importantes e solucionando dúvidas. O curso acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro, a partir das 18h15, no refeitório da Unimed Campo Grande. A palestra de 
abertura será no dia 2 de outubro no auditório da Cooperativa, às 18h15. As vagas são limitadas e apenas para clientes Unimed Campo Grande. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS