Corumbá | Com Portal do MS | 27/12/2022 11h27

Culturas afro-brasileiras e Pantanegra são temáticas na 1ª Semana de Ciências Humanas

Compartilhe:

Em 2022 a Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, localizada em Corumbá, realizou a 1ª Semana de Ciências Humanas, dialogando sobre as culturas afro-brasileiras e encerrando o ano letivo JGP com a tradicional festa de celebração da história do homem negro no Pantanal, a Pantanegra.

“A Escola da Autoria JGP sentiu neste ano, a necessidade de dialogar sobre a influência dos povos africanos na história, e na cultura do Brasil, e vem de encontro com as Leis 10. 639/03 e 11.645/08, as quais determinam que seja ensinada nas escolas brasileiras a História da África e a Cultura Afro brasileiro. Por estarmos localizados no coração do Pantanal, a Escola da Autoria, criou esta identificação os saberes, a cultura e a valorização em exaltar os grandes nomes de personalidades negros que fizeram a história em Corumbá”, explicou a coordenadora da área de Ciências Humanas, Elizabeth de Lima.

Repertório de atividades

A Semana de Ciências Humanas contou com um repleto repertório de atividades que envolveram estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, como: Oficina de Máscaras, Palestra sobre Educação Antirracista, com a professora especialista da Rede Municipal de Ensino de Corumbá, Rosiane Albuquerque; palestra sobre Histópria e cultura afro-brasileira e saberes indígenas, com a Mestre Crysevelin Dias, do Instituto Federal de Corumba; Cinemateca, com exibição do curtametraghem Kbela e do filme Amaelo; Roda de Conversa mediada pelos estudantes do 3º Ano sobre Combate ao racismo e educar para a diversidade em nossa sociedade.

Pantanegra

A 1ª Semana de Ciências Humanas foi encerrada em grande estilo com a tradicional Pantanegra, a festa que celebra a história do homem negro no Pantanal.

“A Pantanegra é uma das principais celebrações da Escola da Autoria JGP, ela foi criada pela nossa saudosa professora Nely Loureiro, a quem devemos nossa homenagem. É uma festa que celebra a história do Negro no Pantanal. Nossa festa foi um espetáculo de músicas, danças e declamações, para a valorização da história e cultura africana que marcaram o Brasil e ao Pantanal”, frisou a diretora Érica Oliveira.

A gestão escolar da JGP parabeniza aos profissionais da área de Ciências Humanas pela realização da 1ª Semana de Ciências Humanas JGP, bem como à toda equipe pedagógica, administrativa, estudantes e familiares da nossa unidade escolar, pela belíssima realização da Pantanegra 2022.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS